Back to top

Sabbath Bible Lessons

A Luz do Mundo

 <<    >> 
Sábado, 22 de março de 2014 Lição 12
ISRAEL É DERROTADO – POR QUÊ? “Israel pecou, e transgrediram a minha aliança” (Josué 7:11).
Leitura recomendada:   Patriarcas e Profetas, págs, 493-498. 
“A história de Acã ensina a solene lição de que, por causa do pecado de um só homem, o desprazer de Deus repousará sobre um povo ou uma nação até que a transgressão seja procurada e punida.” — Conflict and Courage, p. 120.

1. "ISRAEL COMETEU PECADO" Domingo, 16 de março
a. O que aconteceu logo após a queda de Jericó? Josué 7:2-5. “A grande vitória que Deus lhes havia ganho, tornara os israelitas confiantes em si mesmos. Porque Ele lhes tivesse prometido a terra de Canaã, achavam-se livres de perigo, e deixaram de compenetrar-se de que só o auxílio divino lhes poderia dar êxito. Mesmo Josué fez seus planos para a conquista de Ai, sem procurar conselho da parte de Deus.“Os israelitas tinham começado a exaltar sua própria força, e a olhar com desdém para os seus adversários. Esperava-se uma vitória fácil, e acharam-se suficientes três mil homens para tomarem o lugar. Arremessaram-se ao ataque sem a segurança de que Deus estaria com eles.” — Patriarcas e Profetas, p. 493, 494. b. Por que os israelitas foram derrotados? Josué 7:1, 12. “Era este um momento para ação pronta e decidida, e não para desespero e lamentação. Havia pecado secreto no acampamento, e este devia ser descoberto e removido, antes que a presença e a bênção do Senhor pudessem estar com o Seu povo. …“A ordem de Deus tinha sido desatendida por um dos encarregados de executar Seus juízos. … Deram-se instruções a Josué para a descoberta e castigo do criminoso.” —Idem, p. 494.

2. "A NAÇÃO FOI RESPONSABILIZADA" Segunda-feira, 17 de março
a. O mandamento de Deus foi, realmente, transgredido por todo o acampamento de Israel, ou por um único homem? Josué 7:18. “Deus foi muito específico no que diz respeito a Jericó, para que o povo não se encantasse com as coisas que os habitantes dessa cidade haviam adorado, e seu coração não se desviasse de Deus. Ele guardava Seu povo através das mais positivas ordenanças; e apesar da solene injunção de Deus pela boca de Josué, Acã aventurou-se a transgredir. Sua cobiça levou-o a tomar dos tesouros que Deus havia proibido tocar, pois sobre eles repousava a maldição de Deus. E por causa do pecado desse homem, o Israel de Deus tornou-se fraco como água diante de seus inimigos.” — Testimonies, vol. 3, p. 264.“A nação [de Israel] foi responsabilizada pela culpa do transgressor: ‘Eles têm mesmo levado do anátema, e também furtaram, e também dissimularam.’” — Patriarcas e Profetas, p. 494. b. Se apenas uma pessoa pecou, agindo de modo conscientemente contrário à proibição divina, por que Deus colocou a responsabilidade sobre toda a nação? Josué 7:11. “O pecado de Acã causou desastre a toda a nação. Pelo pecado de um homem, o desprazer de Deus repousará sobre Sua igreja até que a transgressão seja descoberta e removida. A influência que mais temida deve ser pela igreja não é a dos francos oponentes, incrédulos e blasfemos, mas dos que incoerentemente professam a Cristo. Estes são os que impedem as bênçãos de Deus de virem a Israel, e acarretam fraqueza ao Seu povo.” — Idem, p. 497.“Em Seu trato com Seu povo no passado, o Senhor mostra a necessidade de purificar a igreja de erros. Um pecador pode difundir trevas que excluirão a luz de Deus de toda a congregação. Quando as pessoas percebem que a escuridão está se instalando sobre elas, e não sabem a causa, devem buscar a Deus com sinceridade, com grande humildade e humilhação própria, até que os erros que ofenderam o Seu Espírito sejam investigados e eliminados.” — Testimonies, vol. 3, p. 265.

3. "LEVANTA-TE!" Terça-feira, 18 de março
a. Como Josué clamou ao Senhor, e com que, principalmente, ele estava preocupado? Josué 7:6-9. “Josué e os anciãos de Israel estavam em grande aflição. Prostraram-se perante a arca de Deus na mais profunda humilhação, pois o Senhor estava irado com o Seu povo. Oraram e choraram diante de Deus.”– Testimonies, vol. 3, p. 264.“Você pode notar, pela oração de Josué, se você possui discernimento espiritual, que o que era estimado por Acã como algo insignificante, foi causa de grande angústia e tristeza para os anciãos de Israel. ... Acã, o culpado, não sentiu o fardo. Ele o encarou com muita frieza.”– Cristo Triunfante, p. 137.” b. Qual foi a primeira coisa que Deus instruiu Josué a fazer? Josué 7:10, 13. “Era este um momento para ação pronta e decidida, e não para desespero e lamentação. Havia pecado secreto no acampamento, e este devia ser descoberto e removido, antes que a presença e a bênção do Senhor pudessem estar com o Seu povo” — Patriarcas e Profetas, p. 494.“O Senhor não especificou quem era o culpado, mas deu indicações sobre o que devia ser feito.” — The Youth’s Instructor, 25 de janeiro de 1894. c. Como algumas pessoas reagem quando uma obra semelhante precisa ser feita na igreja hoje? Isaías 30:9, 10. “O espírito de ódio que havia em alguns por causa da reprovação dos erros entre o povo de Deus, trouxe cegueira e um terrível engano a suas próprias almas, tornando-lhes impossível distinguir entre o certo e o errado. Eles extinguiram a sua própria visão espiritual. Podem até testemunhar erros, mas não sentem o que Josué sentia, nem se humilham à percepção do perigo que as almas correm.”– Testimonies, vol. 3, p. 266.

4. "LANÇAI FORA O ANÁTEMA" Quarta-feira, 19 de março
a. Por que o Senhor não apontou o culpado diretamente? Salmo 32:5. Qual é a diferença entre confissões aceitáveis e não aceitáveis? “O pecador não foi diretamente indicado, ficando a questão em dúvida por algum tempo, a fim de que o povo pudesse sentir sua responsabilidade pelos pecados existentes entre eles, e assim fosse levado ao exame de coração, e humilhação perante Deus.” — Patriarcas e Profetas, págs. 494, 495.“Acã... vira os exércitos de Israel voltarem de Ai derrotados e desanimados; contudo não se apresentou para confessar seu pecado. Vira Josué e os anciãos de Israel curvados em terra, com uma dor demasiado grande para exprimir-se com palavras. Houvesse feito então confissão, e teria dado alguma prova de verdadeiro arrependimento; mas guardou ainda silêncio. Ouvira a proclamação de que um grande crime fora cometido, e ouvira mesmo especificar-se o caráter daquele crime. Seus lábios, porém, estavam fechados. ... Há uma grande diferença entre admitir fatos depois que os mesmos foram provados, e confessar pecados apenas conhecidos por nós mesmos e Deus. Acã não teria confessado seu crime se não tivesse esperado com isso evitar as consequências do mesmo. Mas sua confissão apenas serviu para mostrar que seu castigo era justo. Não havia genuíno arrependimento do pecado, nem contrição, nem mudança de propósito, nem aversão ao mal.” — Patriarcas e Profetas, págs. 497, 498. b. Por que Deus envolveu toda a congregação numa busca diligente? 1 Coríntios 12:25, 26. “Deus considera Seu povo como um corpo, responsável pelos pecados existentes nos indivíduos entre eles. Se os líderes da igreja negligenciarem procurar diligentemente os pecados que trazem o desagrado de Deus sobre o corpo, tornam-se responsáveis por esses pecados” — Testimonies, vol. 3, p. 269. c. Quando se trata de ajudar os que erram, com que tipo de sabedoria o necessário trabalho pastoral deve ser realizado? Tiago 1:5; 3:17, 18; Judas 22, 23.

5. “VERDADEIRAMENTE PEQUEI...” Quinta-feira, 20 de março
a. Quando a sorte caiu sobre Acã, o que ele disse? Josué 7:20, 21. “Para confirmar sua culpa acima de qualquer dúvida, sem deixar margem para a acusação de que fora condenado injustamente, Josué solenemente conjurou Acã a reconhecer a verdade. E o infeliz homem fez uma confissão completa do seu crime.”Patriarcas e Profetas, p. 495.“Confissões de pecado feitas no momento certo, para proporcionar alívio ao povo de Deus, serão aceitas por ele. Mas há aqueles, entre nós, que farão confissões como Acã, tarde demais para se salvarem.” — Testimonies, vol. 3, p. 272. a. Que castigo, aplicado a Acã, serviu como aviso a todo o povo? Josué 7:24, 25. Como isso serve de advertência para nós também? “O pecado mortal que determinou a ruína de Acã teve suas raízes na cobiça, um dos mais comuns e mais levianamente considerados dentre todos os pecados. Enquanto outras faltas são descobertas e castigadas, quão raramente apenas desperta censura a violação do décimo mandamento. A enormidade desse pecado, e seus terríveis resultados, são a lição da história de Acã.“A cobiça é um mal de desenvolvimento gradual. Acã havia acariciado a avidez ao ganho até que isso se tornou um hábito, atando-o em grilhões quase impossíveis de quebrar. Enquanto alimentava esse mal, ter-se-ia enchido de horror ao pensamento de acarretar desgraça sobre Israel; mas suas percepções se amorteceram pelo pecado, e, quando sobreveio a tentação, caiu como fácil presa.“Não são ainda cometidos pecados semelhantes em face de advertências tão solenes e explícitas? Proíbe-se-nos tão diretamente condescender com a cobiça como a Acã foi proibido apropriar-se dos despojos de Jericó. Deus declarou ser isso idolatria” —Patriarcas e Profetas, p. 496.

REFLEXÃO PESSOAL Sexta-feira, 21 de março
1. Por que os israelitas foram derrotados no primeiro encontro com o povo de Ai? 2. Qual foi a primeira obra que Deus instruiu Josué fizesse? 3. Por que Deus envolveu toda a congregação em uma diligente busca do culpado? 4. Que tipo de sabedoria é necessária para lidar com os membros da igreja que estão em erro? 5. Por que a confissão de Acã foi inaceitável?
 <<    >>