Preparando-nos para Ser Portadores de Luz (1) “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.” (Êxodo 19:5, 6).
Leitura recomendada:
Patriarcas e Profetas, págs. 377–382.
“[O Senhor] Tirou os israelitas do Egito, e empreendeu educá-los, a fim de serem um povo para Sua possessão própria. Desejava, por intermédio deles, abençoar e ensinar o mundo inteiro. Proveu-lhes o alimento mais adaptado ao Seu desígnio; não carne, mas o maná, ‘o pão do Céu’”— A Ciência do Bom Viver, p. 311.
1. UMA SITUAÇÃO PERIGOSA Domingo,16 de janeiro
a. Que atitudes dos israelitas demonstraram que eles não estavam preparados para que Deus os usasse como portadores de luz? Êxodo 16:02, 3.“Mas, era-lhes [para os filhos de Israel] necessário encontrar dificuldades e suportar privações. Deus estava a tirá-los de um estado de degradação, e a adaptá-los a ocuparem uma posição honrosa entre as nações, e receberem importantes e sagrados encargos. Houvessem tido fé nEle, em vista de tudo que operara por eles, e teriam de bom ânimo suportado incômodos, privações, e mesmo o verdadeiro sofrimento; mas estavam indispostos a confiar no Senhor a não ser que testemunhassem as contínuas provas de Seu poder.”—Patriarcas e Profetas, págs. 292, 293.b. Em resposta às murmurações da multidão, que instrução o Senhor deu a eles, por meio de Moisés, a fim de reeducar o apetite pervertido? Êxodo 16: 4, 12-15, 31, 35.
2. O PLANO DE DEUS Segunda-feira,27 de janeiro
a. Para ser a luz do mundo, o que precisamos ter em mente todo o tempo? 1 Coríntios 10:31. Qual foi a dieta original de Adão e Eva no Éden? Gênesis 1:29.“Repetidamente tem-se-me mostrado que Deus está trazendo de volta o Seu povo ao Seu desígnio original, isto é, que ele não dependa da carne de animais mortos. Ele gostaria que ensinássemos ao povo um caminho melhor. ... Se a carne for abandonada, se o gosto não for estimulado nessa direção, se a apreciação por frutas e cereais for encorajada, logo será como Deus desejou que fosse no início. Nenhuma carne será usada por Seu povo.” — Orientação da Criança, p. 383.b. O que Israel deveria sempre ter lembrado como nação escolhida por Deus para iluminar o mundo? Deuteronômio 06:24, 07:06.“Deus tirou do Egito os israelitas para que os pudesse estabelecer na terra de Canaã como um povo puro, santo e feliz. Para a realização deste objetivo, sujeitou-os a um processo de disciplina, tanto para o seu bem como para o bem de sua posteridade. Estivessem eles dispostos a vencer o apetite, em obediência às Suas sábias restrições, e teriam sido desconhecidas entre eles a fraqueza e a moléstia. ... Mas sua falta de vontade para se sujeitarem às restrições e reclamos de Deus, impediu-os em grande parte de alcançarem a elevada norma que desejava atingissem, bem como de receberem as bênçãos que estava pronto para lhes conferir.” — Patriarcas e Profetas, p. 378.c. Por que Satanás endureceu o coração dos israelitas e os levou "a cobiçar coisas proibidas"? Salmos 78:18.“Satanás tentou-os a considerar esta restrição como injusta e cruel. Fê-los cobiçar coisas proibidas, porque viu que a satisfação desenfreada do apetite tenderia a produzir a sensualidade, e por este meio o povo poderia ser mais facilmente submetido ao seu domínio. O autor da moléstia e da miséria assaltará os homens no ponto em que ele pode ter o maior êxito. Por meio de tentações que visam o apetite, tem ele, em grande parte, levado homens ao pecado, desde o tempo em que induziu Eva a comer do fruto proibido.” — Idem.
3. REBELIÃO ABERTA Terça-feira,28 de janeiro
a. Logo após deixarem o Monte Sinai, o que os filhos de Israel fizeram, e como Deus reagiu? Números 11:1.b. Por que Deus, desta vez, considerou as suas murmurações como um pecado de rebelião? Salmos 78:17, 18; Hebreus 10:26.“Murmurações e tumultos tinham sido freqüentes durante a jornada do Mar Vermelho ao Sinai; mas, compadecendo-Se de sua ignorância e cegueira, Deus não visitara então o pecado com juízos. Mas desde aquele tempo Ele Se lhes revelara em Horebe. Haviam recebido grande luz, visto que tinham sido testemunhas da majestade, do poder e da misericórdia de Deus; e sua incredulidade e descontentamento incorriam em maior delito. Ademais, haviam eles pactuado aceitar a Jeová como seu Rei, e obedecer à Sua autoridade. Sua murmuração era agora rebelião, e como tal devia receber imediato e assinalado castigo, para que Israel fosse preservado da anarquia e ruína. ‘O fogo do Senhor ardeu entre eles, e consumiu os que estavam na última parte do arraial.’ Núm. 11:1. Os mais culpados dos queixosos foram mortos pelo relâmpago da nuvem. ”—Patriarcas e Profetas, p. 379.c. Como os sobreviventes continuaram em sua rebelião? Números 11:4-6.“Mas o mal logo foi pior do que antes. Em vez de levar os sobreviventes à humilhação e ao arrependimento, este terrível juízo pareceu apenas aumentar-lhes a murmuração. ... Assim manifestaram seu descontentamento pelo alimento que o Criador lhes provera. Tinham, contudo, prova constante de que o mesmo se adaptava às suas necessidades; pois, apesar das fadigas que suportavam, não havia um que fosse fraco, em todas as suas tribo.” — Idem.“Toda alma será testada e provada. Que todos sejam cuidadosos quanto ao modo como tratam as advertências, repreensões, e rogos do Espírito de Deus. Aqueles que rejeitam a luz, porque não se harmoniza com as suas inclinações, serão deixados em trevas, para escolher as coisas que eles amam - as coisas que os separam do favor de Deus.”—The Review and Herald, 16 de outubro de 1883.
4. MOISÉS SUPLICA POR AUXÍLIO Quarta-feira,29 de janeiro
a. Em sua angústia, nesta situação perigosa, como Moisés apelou ao Senhor? Números 11:11-15. Que providência Deus agora tomou para Moisés? Números 11:16.“O Senhor permitiu a Moisés escolher por si mesmo os homens mais fiéis e aptos para com ele participarem da responsabilidade. Sua influência ajudaria a sustar a violência do povo e sufocar a insurreição; contudo, graves males resultariam finalmente de sua promoção. Eles nunca teriam sido escolhidos caso Moisés houvesse manifestado uma fé que correspondesse às provas que tivera do poder e bondade de Deus.” — Patriarcas e Profetas, p. 380.b. O que Moisés foi instruído a dizer ao povo em resposta às suas reclamações? Números 11:18-20.c. Como o Senhor repreendeu a falta de fé e o descontentamento de Moisés? Números 11:21-23.d. Embora Deus agora desse carne ao povo, em sua cobiça, como eles foram punidos por sua rebelião? Números 11:31-33, Salmos 106:13-15.“Deus deu ao povo aquilo que não era para seu máximo bem, porque persistiram em desejá-lo; não queriam satisfazer-se com as coisas que se mostrariam ser para eles um benefício. Seus rebeldes desejos foram satisfeitos, mas foram entregues ao sofrimento das conseqüências. Comeram sem restrições, e seus excessos foram prontamente punidos. "E feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande.”Núm. 11:33. Grande número foi ceifado pela febre ardente, enquanto os mais culpados entre eles foram feridos logo que provaram o alimento cobiçado. ”— Idem, p. 382.
5. ESCOLHENDO ENTRE A LUZ E AS TREVAS Quinta-feira,30 de janeiro
a. Como Deus trata aqueles que nunca viram a luz, nunca conheceram Sua vontade, ou nunca entenderam o Seu plano? Atos 17:30.“Se a luz vem, e a luz é anulada ou rejeitada, em seguida vem a condenação e o desagrado de Deus, mas antes que a luz venha, não há pecado, pois não há luz a ser rejeitada.”—Testimonies, vol. 1, p. 116.a. Aqueles, porém, que se recusam a obedecer a Deus depois de Sua vontade ser-lhes revelada, como serão tratados? Lucas 12:47, 48; Tiago 4:17, 1 Samuel 15:23.“While [many] refuse to believe and obey some requirement of the Lord, they persevere in offering up to God their formal services of religion. There is no response of the Spirit of God to such service. No matter how zealous men may be in their observance of religious ceremonies, the Lord cannot accept them if they persist in willful violation of one of His commands.“Enquanto se recusam a crer e obedecer a alguma ordem do Senhor, perseveram em apresentar a Deus sua formal adoração. Não há nenhuma simpatia da parte do Espírito de Deus a semelhante culto. Não importa quão zelosos os homens possam ser em sua observância de cerimônias religiosas, o Senhor não pode aceitá-los se persistirem em deliberada violação de um de Seus mandamentos. ”—Patriarcas e Profetas, p. 634.
REFLEXÃO PESSOAL Sexta-feira,31 de janeiro
1. Qual foi a resposta de Israel ao plano de Deus de reeducação em saúde?2. Por que Deus considerou esta murmuração como rebelião?3. Como Deus lhes deu a comida que desejavam?4. Como Deus trata os que honestamente ignoram a verdade?5. Como Deus trata os que intencionalmente desobedecem à Sua vontade revelada?
<< >>
1 Samuel 15:23.
“While [many] refuse to believe and obey some requirement of the Lord, they persevere in offering up to God their formal services of religion. There is no response of the Spirit of God to such service. No matter how zealous men may be in their observance of religious ceremonies, the Lord cannot accept them if they persist in willful violation of one of His commands.“Enquanto se recusam a crer e obedecer a alguma ordem do Senhor, perseveram em apresentar a Deus sua formal adoração. Não há nenhuma simpatia da parte do Espírito de Deus a semelhante culto. Não importa quão zelosos os homens possam ser em sua observância de cerimônias religiosas, o Senhor não pode aceitá-los se persistirem em deliberada violação de um de Seus mandamentos. ”—Patriarcas e Profetas, p. 634.
REFLEXÃO PESSOAL Sexta-feira,31 de janeiro
1. Qual foi a resposta de Israel ao plano de Deus de reeducação em saúde?2. Por que Deus considerou esta murmuração como rebelião?3. Como Deus lhes deu a comida que desejavam?4. Como Deus trata os que honestamente ignoram a verdade?5. Como Deus trata os que intencionalmente desobedecem à Sua vontade revelada?