Back to top

Sabbath Bible Lessons

A Luz do Mundo

 <<    >> 
Sábado, 22 de fevereiro de 2014 Lição 8
Lições de Evangelismo na Fronteira de Canaã “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”(Hebreus 3:7, 8).
Leitura recomendada:   Patriarcas e Profetas, p. 387–394. 
“Quando os homens entregam o coração à incredulidade, colocam-se sob o controle de Satanás, e ninguém pode dizer a que ponto ele vai levá-los.”The Review and Herald, 29 de outubro de 1903.

1. FÉ SEVERAMENTE PROVADA Domingo, 16 de fevereiro
a. Que relatório demonstra a falta de fé dos filhos de Israel, e por quê? Deuteronômio 1:21, Números 13:1, 2, 17-20, 27-32. “O povo não se deteve para refletir; não raciocinou que Aquele que os trouxera até ali certamente lhes daria a terra; não se lembravam de quão maravilhosamente Deus os libertara de seus opressores, abrindo caminho através do mar, e destruindo as hostes perseguidoras de Faraó. Puseram a Deus fora da questão, e agiram como se devessem confiar apenas no poder das armas.” — Patriarcas e Profetas, p. 388. b. Como os israelitas mostraram, por sua incredulidade, que não estavam preparados para apossar-se da terra? Deuteronômio 1:26, Números 14:1-4. Como a incredulidade interfere na obra de evangelismo hoje? Hebreus 3:16-19. “O falso relatório dos espias infiéis foi aceito, e através dele iludiu-se toda a congregação. ... Apenas dois defenderam o direito, enquanto dez estavam do lado da rebelião.”– Idem, p. 390.

2. "SEM MIM NADA PODEIS FAZER" Segunda-feira, 17 de fevereiro
a. Como Deus provou o amor de Moisés por Israel mais uma vez? Números 14:11, 12, 19, 20. Como um verdadeiro ganhador de almas pleiteia pelos pecadores? Joel 2:17. b. Qual foi a reação do povo quando Moisés lhes comunicou a decisão do Senhor? Números 14:33-35, 39, 40. “O Senhor nunca lhes ordenara ‘subir e lutar’. Não era Seu propósito que adquirissem a terra pela guerra, mas pela obediência estrita às Suas ordens.“Se bem que seu coração não estivesse mudado, o povo fora levado a confessar a pecaminosidade e loucura de sua rebelião diante do relatório dos espias. Viam agora o valor da bênção que tão temerariamente haviam rejeitado. Confessaram que sua própria incredulidade os excluíra de Canaã.” — Patriarcas e Profetas, p. 392. a. O que aconteceu quando os israelitas tentaram empreender a conquista de Canaã, e por quê? Números 14:41-45. Como podemos ser tentados a repetir o seu erro? João 15:5. “[Os israelitas] não haviam confiado no poder de Deus a operar juntamente com seus esforços ao se apoderarem de Canaã; todavia contavam agora com sua própria força para efetuarem o trabalho independente do auxílio divino. ‘Pecamos contra o Senhor’, exclamaram; ‘nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus’. (Deuteronômio 1:41). Tão terrivelmente cegos ficaram eles pela transgressão. O Senhor nunca lhes mandara ‘subir e pelejar’. Não era Seu propósito que adquirissem a terra pela guerra, mas pela obediência estrita às Suas ordens.” — Idem.

3. QUARENTA ANOS DEPOIS, INÍCIO DO EVANGELISMO EM CANAÃ Terça-feira, 18 de fevereiro
a. Quarenta anos mais tarde, na preparação para a conquista de Jericó, o que Josué fez, e por quê? Josué 2:1 (primeira parte). “Poucos quilômetros além do rio, precisamente defronte do lugar em que os israelitas estavam acampados, achava-se a cidade de Jericó, grande e solidamente fortificada. Essa cidade era virtualmente a chave de todo o território, e apresentaria formidável obstáculo ao êxito de Israel. Josué enviou, portanto, dois moços como espias a fim de visitarem essa cidade, e verificarem algo quanto à sua população, seus recursos, e a resistência de suas fortificações” — Patriarcas e Profetas, p. 482.“Como, por ocasião da tomada de Jericó, ninguém dentre os exércitos de Israel poderia gabar-se de exercer sua força finita para derrubar os muros da cidade, pois fora o Capitão das hostes do Senhor quem concebera os planos de batalha, de extraordinária simplicidade, assim só o Senhor deve receber a glória, e o homem não deve ser exaltado.” — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol 2. p. 995. b. A que perigo foram os dois espias expostos, e quem os abrigou? Josué 2:1 (segunda parte), 2. “Os habitantes da cidade [de Jericó], apavorados e desconfiados, estavam constantemente em estado de alerta, e os mensageiros se achavam em grande perigo.”Patriarcas e Profetas, págs. 482, 483. c. De acordo com o relatório de Raabe, como ela e as pessoas em geral reagiram às notícias que chegaram a Jericó sobre o poder de Deus? Josué 2:9-11. d. Que relatório os espias trouxeram, e com que resultado? Josué 2:22-24. “Ordenou-se-lhes que se preparassem para avançar. O povo devia fazer provisão de alimentos para três dias e o exército colocar-se em prontidão para a batalha. Todos, de coração, concordaram com os planos de seu líder, e asseguraram-lhe confiança e apoio.” – Idem, p. 483.

4. BUSCANDO O PERDIDO, DE PORTA EM PORTA Quarta-feira, 19 de fevereiro
a. Qual foi o principal propósito de Deus ao dirigir os dois espiões à casa de Raabe? Josué 2:12-16, Hebreus 11:31. “O propósito de Deus era que, pela revelação de Seu caráter por meio de Israel, os homens fossem atraídos a Ele. O convite do evangelho deveria ser transmitido a todo o mundo. Pela lição do sacrifício simbólico, Cristo deveria ser exaltado perante as nações, e todos os que O olhassem, viveriam. Todos os que, como Raabe, a cananeia, e Rute, a moabita, tornassem da idolatria ao culto do verdadeiro Deus, deveriam unir-se ao povo escolhido. Quando o número de Israel aumentasse, deveriam ampliar os limites até que seu reino abrangesse o mundo.” — Parábolas de Jesus, p. 290. b. Como o Espírito de Deus dirigiu Pedro a um lar gentio, onde almas preciosas estavam esperando para ser "acrescentadas ao povo do Senhor"? Atos 10:11-15, 19-28. “Aproximem-se das pessoas; entrem nos lares quando for possível; não esperem que as pessoas busquem o pastor. Levem com vocês a confiança e a certeza de fé que prova que não confiam em palavras vãs, mas num claro ‘assim diz o Senhor’. …“Há muitas famílias que nunca serão atingidas pela verdade da Palavra de Deus sem que os mordomos da multiforme graça de Cristo entrem em seus lares e, por meio de fervorosa prestatividade, santificada pelo apoio do Espírito Santo, quebrem as barreiras e atinjam o coração das pessoas. Ao verem elas que esses obreiros são mensageiros de misericórdia, ministros de graça, estarão prontas a escutar as palavras proferidas. Mas o coração dos que fazem essa obra tem que palpitar em uníssono com o coração de Cristo. Têm que estar inteiramente consagrados ao serviço de Deus, prontos para fazer a Sua vontade, para ir aonde quer que a Sua providência os conduza, e falar as palavras que lhes dê.” — Evangelismo, págs. 158, 159. c. Que fato é revelado por uma comparação entre os dias de Noé, os dias de Ló em Sodoma, e os últimos dias de Jericó? Lucas 13:23, 24; 2 Pedro 2:5-9; Josué 6:17.

5. "TODO AQUELE QUE CRÊ…" Quinta-feira, 20 de fevereiro
a. O que Cristo quis dizer em Mateus 21:28-31, quando repreendeu os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo? “O Salvador jamais passou por alto uma alma disposta a receber as preciosas verdades do Céu, mesmo que afundada no pecado. Para os publicanos e meretrizes, Suas palavras foram o início de uma nova vida.” — O Maior Discurso de Cristo, p. 129. b. Como devemos seguir o Seu exemplo na obra missionária? Marcos 16:15. “Devemos mostrar ao mundo e a todos os seres celestiais que apreciamos o maravilhoso amor de Deus à humanidade caída, e esperamos maiores bênçãos de Sua infinita plenitude. Precisamos falar dos capítulos preciosos de nossa experiência muito mais do que o temos feito. …“Essas práticas reprimem o poder de Satanás. Expelem o espírito de murmuração e queixa, e o tentador perde terreno. Cultivam aqueles atributos de caráter que habilitarão os moradores da Terra para as mansões celestes.“Um tal testemunho terá influência sobre outros. Não pode ser empregado meio mais eficaz de conquistá-los para Cristo. ” — Párabolas de Jesus, p. 299, 300.

REFLEXÃO PESSOAL Sexta-feira, 21 de fevereiro
1. Como os israelitas reagiram quando ouviram o relato dos doze espias? 2. Como Moisés mostrou que o seu amor ainda estava com o povo? 3. Quarenta anos mais tarde, por que foram enviados apenas dois espiões? 4. Por que os dois espiões foram direcionados especificamente para a casa de Raabe? 5. Como a história se repete hoje, quando os nossos missionários estão procurando pessoas perdidas que precisam de salvação?
 <<    >>