Eli e seus filhos “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o Senhor” 1 Samuel 2:12.
Estudo adicional:
Patriarcas e profetas, pp. 575-580 (“Eli e seus filhos”).
“Eli não conduziu sua casa de acordo com as regras divinas para o governo familiar.” — The Signs of the Times, 6 de abril de 1888.
1. O PEQUENO SAMUEL Domingo,20 de abril
A. Quais importantes postos seriam futuramente ocupados pelo filho de Elcana e Ana? 1 Samuel 1:20; 3:20; 7:15-17.B. A fim de cumprir seu solene voto a Deus, o que Ana fez quando o garoto foi desmamado? 1 Samuel 1:24. O que ela disse a Eli, o sumo sacerdote? 1 Samuel 1:26-28.“A oração de Ana foi atendida; recebeu a dádiva por que tão fervorosamente havia rogado. Olhando para o filho, chamou-o Samuel – ‘pedido a Deus’ (1 Samuel 1:8, 10, 14-16 e 20). Logo que o pequeno teve idade suficiente para separar-se da mãe, ela cumpriu seu voto. Amava o filho com toda a devoção de um coração de mãe; dia após dia, observando-lhe as faculdades que se expandiam e ouvindo o balbuciar infantil, cingia-o mais estreitamente em suas afeições. Era seu único filho, uma dádiva especial do Céu; mas recebera-o como um tesouro consagrado a Deus, e não queria privar o Doador daquilo que Lhe era próprio.[…] Eli ficou profundamente impressionado pela fé e devoção dessa mulher de Israel. Ele próprio pai por demais condescendente, ficou atemorizado e humilhado vendo o grande sacrifício dessa mãe, separando-se de seu único filho, para que o pudesse dedicar ao serviço de Deus. Sentiu-se reprovado pelo seu amor egoísta, e com humilhação e reverência prostrou-se perante o Senhor e adorou.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), pp. 570 e 571.
2. ADVERTÊNCIA ENVIADA AO SUMO SACERDOTE Segunda-feira,21 de abril
A. O que a Bíblia diz sobre o menino Samuel? 1 Samuel 2:26.“Deus dá a todos uma oportunidade nesta vida de desenvolver o caráter. Todos podem ocupar o lugar que Ele indicou em Seu grande plano. O Senhor aceitou Samuel desde a infância, porque o coração do menino era puro, e ele tinha reverência para com Deus. Fora dado a Deus, uma oferta consagrada, e o Senhor fez dele, mesmo na meninice, um canal de luz. Uma vida consagrada, como foi a de Samuel, é de grande valor à vista de Deus. Se os jovens de hoje se consagrarem como o fez Samuel, o Senhor os aceitará, e usará em Sua obra.” — The SDA Bible Commentary [E.G. White Comments], vol. 2, p. 1010.B. Como a influência educacional de Eli beneficiou Samuel? Que lição a juventude de nosso tempo deve aprender do exemplo de Samuel?“Samuel fora posto sob os cuidados de Eli, e a beleza de seu caráter suscitou a afeição calorosa do idoso sacerdote. Era amável, generoso, obediente e respeitoso. Eli, aflito pelo descaminho dos filhos, obtinha descanso, consolo e bênção na presença daquele que estava sob seu encargo. Samuel era ajudador e afetuoso, e nunca pai algum amou a seu filho mais ternamente do que Eli àquele jovem. Coisa singular era que, entre o magistrado principal da nação e a simples criança, existisse uma afeição tão ardorosa. Sobrevindo a Eli as debilidades próprias da idade, e enchendo-se ele de ansiedade e remorso pelo procedimento dissoluto de seus filhos, voltou-se para Samuel em busca de consolo.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 573.C. Enquanto Eli, o sumo sacerdote, estava aflito por causa do comportamento dos filhos, que advertência o Senhor enviou a ele por meio de um profeta, e por qual sinal ela se confirmaria? 1 Samuel 2:27-30 e 34.“[Eli] Incorreu no desagrado do Senhor por não reprovar o pecado e executar a justiça sobre o pecador. Não se pôde contar com ele para que Israel fosse conservado puro.” — Ibidem, p. 578.
3. A DESLEALDADE DE SACERDOTES CORRUPTOS E SEUS RESULTADOS Terça-feira,22 de abril
A. Descreva o erro de Eli, sumo sacerdote e supremo juiz da nação, na educação de seus filhos. 1 Samuel 2:12, 17 e 22.“O sacerdote e juiz de Israel não foi deixado em trevas quanto ao dever de restringir e governar os filhos que Deus dera aos seus cuidados. [...]Eli, porém, permitiu que seus filhos o governassem. O pai se tornou sujeito aos filhos. A maldição da transgressão estava visível nas corrupções e males que assinalaram a conduta de seus filhos.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 575.B. Que efeito as suaves repreensões do sumo sacerdote tiveram sobre os cruéis filhos? 1 Samuel 22:23-25.“Se bem que totalmente incapazes para o ofício, [os filhos de Eli] foram postos como sacerdotes no santuário para ministrarem perante Deus. [...]Esses sacerdotes infiéis também transgrediam a lei de Deus e desonravam o ofício sagrado pelas suas práticas vis e degradantes; todavia, continuavam a poluir com sua presença o tabernáculo de Deus. Muitos dentre o povo, cheios de indignação ante o corrupto procedimento de Hofni e Fineias, deixaram de subir ao lugar designado para o culto. Assim, o serviço que Deus ordenara era desprezado e negligenciado porque se achava ligado com os pecados de homens ímpios, ao mesmo tempo em que aqueles cujo coração era inclinado ao mal se tornavam audazes no pecado. A impiedade, a dissolução, e mesmo a idolatria, prevaleciam em terrível extensão.” — Ibidem, pp. 576 e 577.C. Que efeito a apostasia em Israel teve sobre as nações circundantes?“As pessoas das nações circunvizinhas também, que não ignoravam as iniquidades abertamente praticadas em Israel, tornaram-se ainda mais audazes em sua idolatria e crime. Não experimentavam a intuição de culpa pelos seus pecados, como o teriam feito caso houvessem os israelitas preservado a sua integridade.” — Ibidem, pp. 582 e 583.
4. SAMUEL: PORTA-VOZ DE DEUS Quarta-feira,23 de abril
A. Visto que Deus não podia Se comunicar com Eli ou seus filhos, a quem Ele chamou para transmitir uma última mensagem de reprovação à casa do sumo sacerdote? 1 Samuel 3:2-4.B. Supondo que o sumo sacerdote o estava chamando, o que Samuel fez? 1 Samuel 3:5 e 6. Quando o Senhor chamou Samuel pela terceira vez, que instruções Eli passou ao menino? 1 Samuel 3:8 e 9.“E então Eli se convenceu de que o misterioso chamado era a voz de Deus. O Senhor preterira o Seu servo escolhido, o homem de cabelos brancos, para comunicar-Se com uma criança. Isso, em si mesmo, era uma repreensão amarga, porém merecida, a Eli e sua casa.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 581.C. O que o Senhor ordenou que Samuel dissesse ao idoso sumo sacerdote? 1 Samuel 3:11-14. O que Eli disse a Samuel para convencê-lo a falar, e qual foi a resposta de Eli? 1 Samuel 3:16-18.“Na reprovação de Eli a seus filhos, acham-se palavras de uma significação solene e terrível – palavras que todos os que ministram em coisas sagradas bem fariam em ponderar: ‘Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele?’ (1 Samuel 2:25).” — Ibidem, p. 580.“Todavia, Eli não manifestou os frutos do verdadeiro arrependimento. Confessou sua falta, mas deixou de renunciar ao pecado. Ano após ano, o Senhor retardava os Seus ameaçados juízos. Muito se poderia ter feito naqueles anos para remir as faltas do passado; mas o idoso sacerdote não adotou medidas eficazes para corrigir os males que estavam a poluir o santuário do Senhor e levando milhares à ruína em Israel. A paciência de Deus deu lugar a que Hofni e Fineias endurecessem o coração, e se tornassem ainda mais audazes na transgressão. As mensagens de advertência e reprovação à sua casa foram dadas a conhecer por Eli à nação toda. Por esse meio, ele esperava até certo ponto neutralizar a má influência de sua passada negligência. Mas as advertências foram desatendidas pelo povo, assim como haviam sido pelos sacerdotes.” — Ibidem, p. 582.
5. UMA LIÇÃO PARA A IGREJA HOJE Quinta-feira,24 de abril
A. Como os perversos sacerdotes Hofni e Fineias foram punidos? Por qual acontecimento desastroso Deus chamou toda a nação ao arrependimento? 1 Samuel 4:2, 14-18.“A nação [de Israel] estava madura para os juízos de Deus, e no entanto [os anciãos] não viam que seus próprios pecados haviam sido a causa daquela terrível calamidade.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 583.B. Quão cuidadosa deve ser a igreja ao aprovar homens para o ministério? 1 Timóteo 3:5-7.“Deve a igreja revelar seu zelo para com Deus ao lidar com aqueles que, ao passo que professam ter grande fé, têm exposto Cristo ao descrédito. Têm posto em perigo a verdade. Têm sido sentinelas infiéis. Têm eles trazido censura e desonra sobre a causa de Deus. Chegou o tempo de empenhar sinceros e fervorosos esforços para livrar a igreja do limo e da imundícia que lhe estão maculando a pureza.” — Testimonies to Ministers (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos), p. 450.“O padrão da moralidade não tem sido suficientemente exaltado entre o povo de Deus. [...] Os que ocupam o púlpito sagrado como pastores devem ser homens de reputação excelente [...]. Há um estranho abandono dos princípios, um rebaixamento das normas de moralidade [...]. Mas se os que professam ser depositários da lei de Deus se tornarem transgressores dessa mesma lei, Seu cuidado protetor ser-lhes-á retirado [...].” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, pp. 597-601.
RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL Sexta-feira,25 de abril
1. Que lição a juventude de nosso tempo deve aprender do exemplo de Samuel?2. Qual foi o erro de Eli na educação dos filhos?3. Como nossa profissão de fé incoerente afetará os que nos cercam?4. Que acontecimento desastroso Deus usou para chamar toda a nação ao arrependimento?5. Quão cuidadosa a igreja deveria ser ao aprovar homens para o ministério?