O primeiro rei de Israel “E todo o povo partiu para Gilgal, e levantaram ali rei a Saul perante o Senhor” 1 Samuel 11:15.
Estudo adicional:
Patriarcas e profetas, pp. 607-636 (“O primeiro rei de Israel”; “A presunção de Saul”; “A rejeição de Saul”).
“Por meio do profeta Samuel, o Senhor instruiu Saul acerca de que, como rei de Israel, seu curso de ação deveria ser da mais estrita integridade.” — Conflict and Courage, p. 174.
1. POSSE DO PRIMEIRO REI DE ISRAEL Domingo,4 de maio
A. Apesar da clara reprovação de Samuel aos filhos de Israel por escolherem um monarca, quais foram as últimas palavras do discurso dele? 1 Samuel 12:20 e 25.“Samuel não deixou o povo em estado de desânimo, pois isso teria impedido todo o esforço para uma vida melhor.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 615.B. Embora Deus não Se agradasse de que os filhos de Israel escolhessem a monarquia (Oseias 13:11), por que estabeleceu um rei sobre eles? 1 Samuel 12:13; Ezequiel 14:4. Em que sentido eles estavam cegos pelos próprios pecados?“Os dias da máxima prosperidade de Israel foram aqueles em que reconheciam a Jeová como seu Rei – em que as leis e o governo que Ele estabelecera eram considerados como superiores aos de todas as outras nações. [...] Mas, afastando-se da lei de Deus, os hebreus deixaram de se tornar o povo que Deus desejava fazer deles, e então atribuíram ao governo de Deus todos os males que foram o resultado de seu próprio pecado e desatino, tão completamente cegos se haviam tornado pelo pecado.” — Ibidem, p. 605.
2. ISRAEL FALHA NO EVANGELISMO Segunda-feira,5 de maio
A. Que bênção prometida foi repetidamente trazida à atenção do povo escolhido, desde os dias de Moisés? Deuteronômio 7:6, 11, 14 e 18.“O propósito que Deus quer realizar por meio de Seu povo hoje é o mesmo que desejou realizar por meio de Israel quando o tirou do Egito. Pela contemplação da bondade, da misericórdia, da justiça e do amor de Deus manifestados na igreja, deve o mundo ter uma representação de Seu caráter. E se a lei divina for desse modo exemplificada na conduta dos que a professam, o próprio mundo reconhecerá a superioridade dos que amam, temem e servem a Deus sobre o restante da humanidade. Os olhos do Senhor fixam-se em cada um dos membros de Seu povo; Ele tem um plano para cada um. É Seu propósito que os que cumprem Seus santos preceitos sejam um povo distinto.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 6, p. 12.B. Por que os israelitas não estavam qualificados para evangelizar os gentios (estrangeiros) durante o tempo dos juízes? 1 Crônicas 5:25.“Pais e mães em Israel tornaram-se indiferentes às obrigações para com Deus, indiferentes às obrigações para com os filhos. Pela infidelidade no lar e influências idólatras fora, muitos dos jovens hebreus recebiam uma educação que diferia grandemente da que Deus projetara para eles. Aprenderam os caminhos dos gentios.” — Education (Educação), pp. 45 e 46.C. Ainda que a forma de governo houvesse mudado em Israel, como Samuel advertiu sua geração a respeito do propósito de Deus para eles – o de ser uma luz para os gentios? 1 Samuel 12:15.“A disciplina e o ensino que Deus designara a Israel fariam com que eles, em toda a sua maneira de viver, diferissem do povo de outras nações. Essa peculiaridade [...] foi mal recebida por eles.” — Ibidem, p. 49.
3. ISRAEL DEIXA DE SER UMA NAÇÃO PECULIAR Terça-feira,6 de maio
A. O que mostra que os israelitas desprezaram o privilégio de ser uma nação peculiar? 1 Samuel 8:20.“Deus havia separado os israelitas de todos os outros povos, para deles fazer Seu tesouro peculiar. Eles, porém, não tomando em consideração essa alta honra, desejaram avidamente imitar o exemplo dos gentios! E ainda o anelo de conformar-se às práticas e aos costumes mundanos existe entre o povo professo de Deus. Afastando-se eles do Senhor, tornam-se ambiciosos dos proveitos e honras do mundo.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 607.B. Como o povo de Deus é advertido hoje contra repetir o erro dos judeus? 1 Pedro 2:9; 2 Coríntios 6:17 e 18.“Cristãos estão constantemente procurando imitar as práticas dos que adoram o deus deste mundo. Muitos insistem em que, unindo-se aos mundanos e conformando-se aos seus costumes, poderiam exercer uma influência mais forte sobre os ímpios. Mas todos os que adotam tal método de proceder separam-se dessa maneira da Fonte de sua força. Tornando-se amigos do mundo, são inimigos de Deus. Por amor à distinção terrestre, sacrificam a indizível honra a que Deus os chamou, honra essa de anunciarem os louvores dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9).” — Ibidem.C. Contra que perigo os fiéis servos de Deus irão continuamente advertir sua congregação? Tiago 4:4; 1 João 2:15 e 16.“Jesus está para vir; encontrará Ele um povo em harmonia com o mundo? E reconhecê-los-á Ele como Seu povo, que purificou para Si? Oh, não! Ninguém senão os puros e santos há de Ele reconhecer como Seus. Os que foram purificados e branqueados por meio do sofrimento, e se mantiveram separados, imaculados do mundo, receberá como Seus.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 1, p. 133.
4. SAUL É TESTADO Quarta-feira,7 de maio
A. O que aconteceu quando os israelitas tentaram assegurar a paz com os invasores amonitas? 1 Samuel 11:1-4, 8 e 11. Em vez de confiar no Senhor quando posto à prova, que pecado Saul cometeu? 1 Samuel 13:5-13. Entretanto, como Deus ainda ajudou os israelitas? 1 Samuel 14:31.“Havia chegado o tempo para a prova de Saul. Ele deveria agora mostrar se confiaria ou não em Deus, e se esperaria pacientemente conforme a Sua ordem, mostrando-se assim ser aquele com quem Deus poderia contar em situações difíceis, na qualidade de governador de Seu povo, ou se seria vacilante e indigno da responsabilidade sagrada que lhe fora entregue.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 618.B. Como Saul demonstrou presunção pela segunda vez, e também exaltação própria? 1 Samuel 14:24-29, 43-45.“Mesmo com sacrifício de seu filho, [Saul] queria impressionar seus súditos com o fato de que a autoridade real tinha de ser mantida. [...] Agora, quando sua própria ordem foi desobedecida – embora essa ordem não fosse razoável, e tivesse sido violada por ignorância –, o rei e pai sentenciou o filho à morte.O povo recusou-se a permitir que a sentença de morte fosse executada.” — Ibidem, p. 625.C. Que lições devemos nós, e especialmente os pastores e missionários, aprender dos erros do Rei Saul? Mateus 7:2.“Aqueles que mais prontos estão para desculpar-se ou justificar-se no pecado são muitas vezes os mais severos ao julgar e condenar os outros. Muitos, como Saul, trazem sobre si o desagrado de Deus, mas rejeitam o conselho e desprezam a reprovação. Mesmo quando convictos de que o Senhor não está com eles, recusam-se a ver em si a causa do problema. Alimentam um espírito orgulhoso, jactancioso, ao mesmo tempo em que condescendem em fazer um juízo cruel ou severa censura em relação a outros que são melhores do que eles.” — Ibidem.
5. A REJEIÇÃO FINAL DE SAUL Quinta-feira,8 de maio
A. Quando provado novamente, como Saul demonstrou que, para ele, a autoridade e a honra reais eram mais importantes do que a obediência às ordens de Deus? 1 Samuel 15:1-3, 7-9, 20 e 21.B. Por que Deus teve de finalmente rejeitar o Rei Saul? 1 Samuel 15:22-24.“É um perigoso passo menosprezar as reprovações e advertências da Palavra de Deus ou de Seu Espírito. Muitos, como Saul, rendem-se à tentação até que se tornam cegos ao verdadeiro caráter do pecado. Lisonjeiam-se de que tiveram em vista algum bom objetivo, e não fizeram mal por se afastarem dos mandados do Senhor. Assim descontentam o Espírito da graça até que Sua voz não é mais ouvida, e são abandonados às ilusões que escolheram.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 635.“Mas, quando Saul preferiu agir independentemente de Deus, o Senhor não mais pôde ser seu guia, e foi obrigado a pô-lo de parte.” — Ibidem, p. 636.C. Depois que o Espírito de Deus Se retirou de Saul, onde o rei tentou encontrar ajuda? 1 Samuel 16:14; 28:6 e 7; Isaías 8:19.“Em toda a sua conduta de rebelião, Saul fora lisonjeado e iludido por Satanás.” — Ibidem, p. 680.
RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL Sexta-feira,9 de maio
1. Que advertência Samuel deu a Israel na ocasião em que Saul foi coroado?2. Depois da morte de Samuel, como os israelitas mostraram que não estavam qualificados para evangelizar os gentios?3. Como os israelitas desprezaram o privilégio de ser uma nação peculiar?4. Como somos advertidos contra um perigo semelhante?5. Que lições todos nós devemos aprender dos erros do Rei Saul?