Back to top

Sabbath Bible Lessons

A luz do mundo (II)

 <<    >> 
Sábado, 24 de maio de 2014. Lição 8
Arrependimento e punição de Davi “Ou que se apodere da Minha força e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo.” Isaías 27:5.
Estudo adicional:   Patriarcas e profetas, pp. 727-745 (“A rebelião de Absalão”). 
“Quem quer que, sob a repreensão de Deus, humilhar a alma com confissão e arrependimento, como o fez Davi, pode estar certo de que há esperança para si.” — To Be Like Jesus, p. 383.

1. “TU ÉS ESTE HOMEM” Domingo, 18 de maio
A. Como Deus repentinamente perturbou a falsa sensação de paz que Davi sentia depois de cometer grandes pecados? 2 Samuel 12:1-4. Em resposta, que sentença Davi pronunciou inconscientemente sobre si mesmo? 2 Samuel 12:5 e 6. B. Que testemunho direto o profeta Natã deu a Davi, e qual foi a reação do rei? 2 Samuel 12:7-10 e 13 (primeira parte); Salmos 51:4. “A consciência estava a proferir verdades amargas e humilhantes a Davi. Enquanto seus súditos fiéis se admiravam com a sua súbita mudança de sorte, não era isso mistério para o rei. Ele muitas vezes tivera pressentimentos de uma hora como aquela. Admirara-se de que Deus tivesse tanto tempo suportado seus pecados, e retardado a punição merecida. [...]Muito transgressor tem desculpado seu pecado apontando para a queda de Davi; mas quão poucos há que manifestam o arrependimento e a humildade de Davi! Quão poucos suportam a reprovação e a punição com a paciência e a coragem que ele manifestou!” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 737.

2. CONSEQUÊNCIAS AMARGAS Segunda-feira, 19 de maio
A. Como a personalidade de Davi foi afetada por seus pecados? Salmos 51:3 e 17. “Houve uma grande mudança no próprio Davi. Ele ficou quebrantado em espírito pela consciência de seu pecado e dos resultados dele, que teriam grande alcance. Sentiu-se humilhado aos olhos de seus súditos. Sua influência se enfraqueceu.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 723. B. Como Davi perdeu, por causa de seu comportamento pecaminoso, o respeito do povo e, em particular, de seus filhos? Salmos 27:6-7. Que consequência seguiu-se imediatamente, e por quê? 2 Samuel 12:14. “[...] agora seus súditos, tendo conhecimento de seu pecado, seriam levados a pecar mais livremente. Sua autoridade na própria casa e o direito ao respeito e à obediência de seus filhos enfraqueceram. Uma intuição de sua culpa conservava-o silencioso quando ele deveria ter condenado o pecado; tornava fraco o seu braço para executar justiça em sua casa. Seu mau exemplo exerceu influência sobre os filhos, e Deus não interviria para impedir o resultado.” — Ibidem.“[…] Deus e Sua Palavra foram blasfemados, almas se endureceram na incredulidade, e muitos, sob um manto de piedade, se tornaram audazes no pecado.” — Ibidem. C. Por que Deus permitiu que a história da queda de Davi fosse incluída na Bíblia? 1 Coríntios 10:12. “Aqueles que, apontando para o exemplo de Davi, procuram diminuir a culpa pelos próprios pecados deveriam aprender do registro bíblico que duro é o caminho da transgressão. Embora, semelhante a Davi, se desviem de sua má conduta, descobrirão que os resultados do pecado, mesmo nesta vida, são amargos e duros de suportar.Era intuito de Deus que a história da queda de Davi servisse como advertência de que mesmo os que Ele abençoou e favoreceu grandemente não se devem sentir livres de perigo e negligenciar a vigilância e a oração.” — Ibidem, p. 724.

3. PUNIDO POR MEIO DE REBELIÃO Terça-feira, 20 de maio
A. Como Absalão, filho de Davi, vingou o crime cometido por Amnon contra sua irmã? 2 Samuel 13:28 e 29. O que aconteceu três anos depois de Absalão ter fugido de Davi? 2 Samuel 13:37-39; 14:23, 24 e 28. B. Depois de uma aparente reconciliação com o pai, como Absalão “roubou o coração” do povo de Israel? 2 Samuel 14:33; 15:1-6. Que comportamento de Davi colaborou para a rebelião de Absalão? Eclesiastes 8:11. “Mediante a influência de Joabe, Absalão foi de novo admitido à presença de seu pai; mas, embora houvesse uma reconciliação externa, continuou ele com seus projetos ambiciosos. Assumiu agora uma condição quase régia, tendo carros e cavalos, e cinquenta homens para correrem diante dele. E, enquanto o rei mais e mais se inclinava a desejar o retiro e a solidão, Absalão cortejava assiduamente o favor popular.A influência da indiferença e irresolução de Davi estendeu-se a seus subordinados; a negligência e a demora caracterizavam a administração da justiça. Absalão ardilosamente mudava cada causa de descontentamento em proveito próprio.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 729. C. Que instrução os espias de Absalão levaram a todas as tribos de Israel? 2 Samuel 15:10. Quando Davi recebeu a notícia da rebelião do filho, o que decidiu fazer, em vez de causar uma carnificina em Jerusalém? 2 Samuel 15:13 e 14. “Davi despertou-se de súbito para ver a rebelião irrompendo junto a seu trono. Seu próprio filho, aquele filho que ele amara e em quem confiara, estivera a conspirar para lhe tomar a coroa, e sem dúvida para lhe tirar a vida. Em seu grande perigo, Davi sacudiu a depressão que durante tanto tempo sobre ele repousava, e, com o espírito de seus primeiros anos, preparou-se para enfrentar essa terrível emergência. [...] Sua decisão estava tomada. Os horrores da guerra não deveriam recair sobre a cidade escolhida. Ele sairia de Jerusalém, e então provaria a fidelidade de seu povo, dando-lhes oportunidade para se arregimentarem em seu apoio.” — Ibidem, p. 731.

4. REPRIMIDA A REBELIÃO Quarta-feira, 21 de maio
A. Por que Davi enviou vários amigos* de volta a Jerusalém enquanto ele fugia com sua comitiva? * 1. Os homens que carregavam a arca. 2 Samuel 15:24, 25 e 29. “Deus, que habitava entre os querubins, disse acerca de Jerusalém: ‘Este é o Meu repouso’ (Salmos 132:14); e, sem autoridade divina, nem sacerdote nem rei tinha o direito de remover dali o símbolo de Sua presença.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 732.* 2. Husai. 2 Samuel 15:32-37. Qual foi o conselho de Husai, e por quê? 2 Samuel 17:7, 14-16 e 23.“Novamente foi Davi obrigado a reconhecer em suas calamidades os resultados do próprio pecado. A deserção de Aitofel, o mais hábil e astuto dos dirigentes políticos, foi motivada pela vingança à desonra que sobreveio à família em virtude do dano feito a Bate-Seba, que era sua neta.[...] A pedido de Davi, Husai voltou a Jerusalém para oferecer seus serviços a Absalão e dissipar o astucioso conselho de Aitofel.” — Ibidem, p. 735. B. O que Davi disse a um de seus soldados, o qual quis matar o homem que amaldiçoava Davi? 2 Samuel 16:9, 11 e 12. “O espírito que leva o homem a triunfar sobre alguém que está em aflição, a ultrajá-lo e angustiá-lo, é o espírito de Satanás.” — Ibidem, p. 736. C. Com uma chance de escapar, como Davi dividiu sua força militar, e que instrução ele deu a seus homens quanto ao trato com Absalão, seu filho? 2 Samuel 17:24; 18:1, 2 e 5.

5. UMA NOVA LIÇÃO PARA O ISRAEL MODERNO Quinta-feira, 22 de maio
A. Qual foi o resultado da batalha entre as forças leais e o exército rebelde? 2 Samuel 18:7 e 8. B. Qual foi o fim de Absalão, o instigador da rebelião? 2 Samuel 18:9-11, 14, 16 e 17. C. Em nossa obra como evangelistas, que lição podemos aprender da história de Absalão? Romanos 15:4. “Vez após vez o antigo Israel fora afligido por murmuradores rebeldes. […] Em muitos casos, homens de renome, governantes de Israel, voltaram-se contra a liderança providencial de Deus e dispuseram-se ferozmente a destruir aquilo que haviam antes zelosamente edificado. Temos visto algo assim repetido muitas vezes em nossa experiência. [...] A igreja verá ainda dias trabalhosos. Profetizará vestida de saco. Mas se bem que tenha de enfrentar heresias e perseguições, embora tenha de combater contra infiéis e apóstatas, ela ainda está, pelo auxílio de Deus, esmagando a cabeça de Satanás. O Senhor terá um povo tão autêntico quanto o aço, de fé tão firme quanto o granito.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 4, p. 594.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL Sexta-feira, 23 de maio
1. Quando o profeta Natã disse ao Rei Davi: “Tu és este homem”, que repreensão trouxe sobre o rei? 2. Descreva as consequências que o maior erro de Davi como rei teve sobre o reino. 3. Como a séria mancha na reputação do Rei Davi trouxe desonra à religião judaico-cristã? 4. Com que propósito Deus permitiu que a história da queda de Davi fosse incluída na Bíblia? 5. Em que sentido a história de Absalão foi registrada como uma advertência para os líderes da igreja, os evangelistas e os crentes em geral?
 <<    >>