Back to top

Sabbath Bible Lessons

Libertação

 <<    >> 
Sábado, 15 de junho de 2019 Lição 11
Deus liberta Seu povo Porque tanto Me amou, Eu o livrarei; Eu o colocarei a salvo, pois conhece o Meu nome. Quando ele Me invocar, Eu lhe responderei; na sua angústia estarei com ele; Eu o livrarei e o honrarei (Salmos 91:14 e 15).
Estudo adicional:   O grande conflito, pp. 582-602 (capítulo 36: “O maior perigo para o lar e a vida”). 
Deus deseja que recordemos Seu trato com Seu povo no passado para salvá-lo dos inimigos. Ele sempre tem escolhido extremos — ocasiões em que parecia não haver possibilidade de livramento das operações de Satanás — para a manifestação de Seu poder. A necessidade do homem é a oportunidade de Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 714.

1. LIBERTAÇÃO MEDIANTE AGENTES INVISÍVEIS Domingo 9 de junho
A. Quando Eliseu estava cercado por cavalos e carros sírios, seu servo ficou preocupado. O que Eliseu lhe disse? 2 Reis 6:16. B. Pelo que Eliseu orou, e como Deus respondeu sua prece? 2 Reis 6:17. Como podemos ter a mesma proteção no dia da angústia? Entre o servo de Deus e a multidão dos inimigos armados estava um grupo circundante de anjos celestiais. Eles tinham vindo com grande poder, não para destruir nem para exigir homenagem, mas para acampar em torno e servir os desajudados e fracos servos do Senhor.Quando o povo de Deus é posto em condições de dificuldade e aparentemente não há escape para eles, somente o Senhor deve ser sua dependência. — Profetas e reis, p. 257.Ore muito. Esteja disposto a se separar de tudo o que afasta você de Deus. Então, no dia da angústia, Ele virá libertá-lo e o esconderá à sombra de Suas asas. — Historical Sketches, p. 234.

2. LIBERTAÇÃO MEDIANTE OBEDIÊNCIA Segunda-feira 10 de junho
A. Como os três amigos de Daniel foram provados? Daniel 3:4-6. Como reagiram à prova? Daniel 3:12. B. Ao serem levados perante o rei e receberem uma segunda chance, que resposta os três jovens deram? Daniel 3:16-18. A consciência em relação às coisas de Deus é um tesouro sagrado, no qual nenhum ser humano, qualquer que seja sua posição, tem o direito de se intrometer. Nabucodonosor ofereceu aos hebreus outra oportunidade, e quando a rejeitaram, ficou furioso e mandou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais que de costume. Disse aos cativos que os lançaria nessa fornalha. Tomados de fé e confiança, responderam: Nosso Deus, a quem servimos, é capaz de nos livrar; se não o fizer, tudo bem: entregamo-nos a um Deus fiel. — Mente, caráter e personalidade, vol. 1, p. 327. C. Como Deus os livrou? Daniel 3:19-27. O que o rei reconheceu? Daniel 3:29 (última parte). Devemos nos decidir agora, como Daniel e seus companheiros fizeram na Babilônia, a ser fiéis aos princípios, aconteça o que acontecer. As chamas da fornalha ardente, aquecidas sete vezes mais do que o normal, não fizeram aqueles servos fiéis de Deus se desviar de seu apego à verdade. Permaneceram firmes na hora da prova e foram lançados na fornalha; mas não foram abandonados por Deus. A forma de um quarto Homem foi vista andando com eles entre as chamas, e saíram de lá sem que suas roupas nem mesmo exalassem cheiro de fogo. — Life Sketches, pp. 329 e 330.Se você for chamado a passar pela fornalha ardente por amor a Cristo, Jesus estará ao seu lado. “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando passares pelos rios, eles não te farão submergir; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2). — Nossa alta vocação, p. 358.

3. LIBERTOS POR MEIO DA INTERCESSÃO Terça-feira 11 de junho
A. Como Satanás influenciou um rei persa a expedir um decreto contra o povo de Deus? Ester 3:12 e 13. Hamã alimentava amargo ódio contra Mordecai, um judeu. Mordecai não havia feito nenhum mal a Hamã, mas simplesmente havia se recusado reverenciá-lo, um ato que podia ser entendido como adoração. Querendo muito mais do que “pôr as mãos só em Mordecai”, Hamã conspirou no sentido de “destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mordecai” (Ester 3:6).Enganado pelas falsas acusações de Hamã, Xerxes foi induzido a baixar um decreto determinando o massacre de todo povo judeu “espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias” (Ester 3:8) do reino da Medo-Pérsia. Foi apontado um certo dia no qual os judeus deviam ser destruídos, e suas propriedades confiscadas. Mal imaginava o rei os vastos resultados que teriam acompanhado a completa execução desse decreto. O próprio Satanás, o instigador oculto desse plano, estava procurando eliminar da Terra todos os que mantinham o conhecimento do verdadeiro Deus. — Profetas e reis, pp. 600 e 601. B. Em reação ao decreto, que medida Ester tomou? Ester 4:15-17. Por meio de Ester, a rainha, o Senhor operou um poderoso livramento em favor de Seu povo. Numa época em que parecia não existir nenhum poder que pudesse livrá-los, Ester e as mulheres a ela associadas jejuaram, oraram e agiram prontamente, enfrentando o problema e trazendo salvação a seu povo. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 3, p. 1140. C. Como Deus Se interpôs para libertar Seu povo? Ester 8:11-14; Ester 9:1 e 2. Deus operou maravilhosamente por Seu penitente povo; e um decreto contrário, baixado pelo rei, permitindo-lhes lutar por sua vida, foi rapidamente enviado a toda parte do reino por mensageiros a cavalo [...].Anjos magníficos em poder tinham sido comissionados por Deus para proteger Seu povo enquanto se punham “em defesa de sua vida” (Ester 9:2 e 16). — Profetas e reis, p. 602.

4. LIBERTAÇÃO NO TEMPO DO FIM Quarta-feira 12 de junho
A. Que grande prova virá ao povo de Deus pouco antes da segunda vinda de Jesus? Apocalipse 13:15-17. Pela mais elevada autoridade terrestre, foi feito o decreto para que, sob pena de perseguição e morte, adorem a besta e recebam seu sinal. Queira Deus auxiliar Seu povo agora, pois que poderão eles fazer naquele tempo, em tão terrível conflito, sem Sua ajuda?Ânimo, força, fé e implícita confiança no poder de Deus para salvar não nos vêm num instante. Essas graças celestiais são adquiridas pela experiência de anos. Por uma vida de santo esforço e firme apego à retidão, os filhos de Deus estiveram selando o seu destino. Atacados por inúmeras tentações, souberam que deveriam resistir firmemente ou ser vencidos. Compreenderam que tinham uma grande obra a fazer, e em qualquer momento poderiam ser chamados a depor sua armadura; e, se chegassem ao final de sua vida com sua obra inacabada, isso significaria perda eterna. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 213. B. Quem seguirá esse falso sistema de adoração? Apocalipse 13:8. C. Como podemos manter nossos nomes escritos no Livro da Vida? Apocalipse 3:5. Precisamos buscar em nossos corações a certeza de que não estamos nutrindo nada que seja ofensivo a Deus, se quisermos ser vencedores. Caso estejamos, não podemos usar as vestes brancas aqui prometidas. A fim de comparecermos diante de Deus vestidos de linho branco, que é a justiça dos santos, devemos agora fazer a obra de superação. [...]A quem pertencem os nomes que serão mantidos no livro da vida? Unicamente às pessoas que amaram a Deus com todas as forças de seu ser e a seu próximo como a si mesmas. — Exaltai-O!, p. 326.Suplico-lhes, em nome de Cristo, que confessem seus pecados e reformem seus caminhos, a fim de que o nome de vocês não seja riscado do livro da vida, mas confessado diante do Pai e de Seus anjos. Jesus está apresentando o Seu sangue diante do Pai; e agora, enquanto a misericórdia se demora e o tempo de graça se prolonga, busquem a aprovação do Céu. — Refletindo a Cristo, p. 57.

5. VENCEDORES DE DEUS Quinta-feira 13 de junho
A. Como podemos sair vencedores do último grande conflito com o mal? Apocalipse 12:11. É pela graça de Cristo que devemos ser vencedores; mediante os méritos de Seu sangue, devemos estar entre aqueles cujo nome não será apagado do livro da vida. — Este dia com Deus, p. 175.O imaculado manto da justiça de Cristo é colocado sobre os fiéis e provados filhos de Deus. O desprezado remanescente está vestido com trajes gloriosos, que nunca mais serão manchados pelas corrupções do mundo. Seus nomes são mantidos no livro da vida do Cordeiro, inscritos entre os fiéis de todas as eras. Eles resistiram às armadilhas do enganador; não se desviaram de sua lealdade por causa do bramido do dragão. Agora estão eternamente salvos dos ardis do tentador. — Profetas e reis, p. 591. B. O que é prometido aos fiéis? Apocalipse 2:7 e 10; Apocalipse 3:21. Precisamos enfrentar os conflitos se quisermos conquistar a coroa da vitória. Como Jesus, precisamos nos aperfeiçoar pela via do sofrimento. [...] Podemos andar com segurança no caminho escuro se tivermos a Luz do mundo como nosso guia. — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 71.Os santos remidos, que aqui amaram a Deus e guardaram Seus mandamentos, entrarão na cidade pelas portas e terão direito à árvore da vida. — Minha consagração hoje, p. 355.

PARA VOCÊ REFLETIR Sexta-feira 14 de junho
1. Que sacrifício diário deveríamos estar dispostos a fazer como preparo para o livramento que Deus quer nos dar no futuro? 2. Como posso, hoje, ser fiel ao princípio, assim como os três amigos de Daniel? 3. Como Deus salvou Seu povo no tempo de Ester? O que podemos aprender disso? 4. A quem pertencem os nomes que serão mantidos no Livro da Vida? 5. O que significa “ter a Luz do mundo como nosso guia”?
 <<    >>