Back to top

Sabbath Bible Lessons

Libertação

 <<    >> 
Sábado, 27 de abril de 2019 Lição 4
Libertos da educação egípcia Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações (Jeremias 10:2).
Estudo adicional:   Educação, pp. 45-50 (capítulo 6: “As escolas dos profetas”); O lar adventista, pp. 181-190 (capítulo 28: “A primeira escola da criança”). 
Imploro aos pais que ponham seus filhos num lugar onde não sejam enfeitiçados por uma falsa educação. Sua única segurança está no aprendizado de Cristo. Ele é a grande Luz central do mundo. Todas as outras luzes e sabedorias são tolice. — The Review and Herald, 17 de agosto de 1897.

1. A INFERIORIDADE DA SABEDORIA EGÍPCIA Domingo 21 de abril
A. A sabedoria de Salomão podia ser comparada à do Egito? 1 Reis 4:30. Há uma educação que é essencialmente mundana. Seu objetivo é o sucesso secular e a satisfação de ambições egoístas. A fim de adquirir essa educação, muitos estudantes gastam tempo e dinheiro empanturrando a mente com conhecimentos desnecessários. O mundo os julga homens de saber; Deus, porém, não está presente em seus pensamentos. — Conselhos aos professores, pais e estudantes, p. 64. B. De acordo com Salomão, qual é a base da verdadeira sabedoria? Provérbios 9:10; Provérbios 8:13; Provérbios 15:33. A grande obra da vida é a construção do caráter, e o conhecimento de Deus é a base de toda verdadeira educação. — Patriarcas e profetas, p. 596.O conhecimento experimental da verdadeira piedade encontrado na consagração diária e no serviço, nos garante a mais elevada cultura do corpo, da mente e do espírito. Essa consagração de todas as nossas faculdades a Deus previne a exaltação própria. A comunicação do poder divino incrementa nosso sincero esforço em busca da sabedoria que nos capacitará a usar nossas mais elevadas faculdades de modo que honrem a Deus e beneficiem nossos semelhantes. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 63.

2. MOISÉS ABANDONA O EGITO Segunda-feira 22 de abril
A. Quão amplo foi o preparo de Moisés, considerando que o Egito era a nação mais civilizada daquela época? Atos 7:22. Moisés recebeu o mais alto preparo civil e militar nas escolas do Egito. Por ser atraente, destacado na aparência e estatura, de espírito culto e porte principesco, sendo famoso como chefe militar, [Moisés] tornou-se o orgulho da nação. O rei do Egito também era membro do sacerdócio; e Moisés, apesar de se recusar a participar do culto pagão, era iniciado em todos os mistérios da religião egípcia. — Educação, p. 62. B. Quando teve de escolher entre as honras mundanas e o serviço de Deus, qual foi a opção de Moisés, e por quê? Hebreus 11:24-27. C. Do que Moisés precisava para desaprender os aspectos negativos de sua educação egípcia? Êxodo 3:1 (primeira parte). Nos desertos de Midiã, Moisés passou quarenta anos como pastor de ovelhas. Aparentemente afastado para sempre da missão de sua vida, estava recebendo a disciplina essencial para o cumprimento dela. A sabedoria para governar uma multidão ignorante e indisciplinada deveria ser conquistada pelo domínio de si mesmo. [...]As influências que o rodeavam no Egito, o afeto da mãe adotiva, sua própria posição como neto do rei, o luxo e vício que tinham milhares de formas para seduzir, o refinamento, a sutileza e o misticismo de uma falsa religião, tudo isso havia impressionado sua mente e caráter. Na severa simplicidade do deserto, essas coisas desapareceram. — Educação, pp. 62 e 63.Assim como Moisés, muitos precisam desaprender inúmeras coisas a fim de aprender as lições essenciais. Ele precisou aprender por si mesmo, mediante a mais severa disciplina mental e moral, e Deus operou nele antes que pudesse estar preparado para orientar a mente e o coração de outros. — Este dia com Deus, p. 321.Não foi a educação recebida no Egito que permitiu a Moisés triunfar sobre seus inimigos, mas uma fé inabalável e inamovível, que não falhava sob as circunstâncias mais difíceis. — The Signs of the Times, 12 de julho de 1905.

3. LIBERTOS DA EDUCAÇÃO EGÍPCIA Terça-feira 23 de abril
A. A que conselho devemos atender ao educar nossos filhos? Jeremias 10:2; Provérbios 19:27. Desviando-se da Palavra de Deus para se alimentar dos escritos de homens não inspirados, a mente se atrofia e rebaixa. Não é levada em contato com os profundos e amplos princípios da verdade eterna. A inteligência adapta-se à compreensão das coisas que lhe são familiares, e, nessa devoção às coisas finitas, ela é enfraquecida, seu poder limitado, e, após algum tempo, torna-se incapaz de se expandir.Tudo isso é falsa educação. Deveria ser o cuidado de todo professor fixar o espírito dos jovens sobre as grandes verdades da Palavra inspirada. Essa é a educação essencial para esta vida e para a futura. — Parábolas de Jesus, pp. 41 e 42. B. Qual é o propósito de Deus para nós, assim como foi para o antigo Israel? Deuteronômio 14:2. À semelhança de Israel, o que também desejamos? 1 Samuel 8:5. A disciplina e o ensino que Deus havia planejado para Israel fariam com que eles se tornassem diferentes do povo de outras nações em toda a sua maneira de viver. Essa particularidade, que deveria ser considerada como privilégio e bênção especiais, foi mal recebida por eles. Procuraram substituir a simplicidade e a moderação, essenciais para o mais alto desenvolvimento, pela pompa e condescendência própria dos povos pagãos. O que mais desejavam era a semelhança com outras nações (1 Samuel 8:5). O plano divino para a educação foi rejeitado, e a autoridade de Deus, extorquida. — Educação, pp. 49 e 50. C. Contra que perigo devemos nos proteger? João 12:43. Cristo pode habitar um coração dividido? Mateus 6:24. Não é desígnio de Deus que aqueles cujos serviços Ele comprou sejam educados para servir a Mamom, treinados para receber louvor e glória humanos, ou para servirem ao mundo. — Fundamentos da educação cristã, p. 470.Não podemos ser metade do mundo e metade do Senhor. Não somos filhos de Deus a menos que o sejamos completamente. — Caminho a Cristo, p. 44.

4. É NECESSÁRIA UMA NOVA EDUCAÇÃO Quarta-feira 24 de abril
A. Por que precisamos ser reeducados por Deus? Juízes 17:6; Isaías 53:6. Por que os pais e mães israelitas precisaram ser reeducados depois que deixaram o Egito? Somos diferentes deles? Quando tirados do Egito, havia muito poucos entre os israelitas realmente preparados para trabalhar com Deus na educação de seus filhos. Os próprios pais precisavam de instrução e disciplina. Vítimas de prolongada escravidão, eram ignorantes, indisciplinados e degradados. Tinham pouco conhecimento de Deus e pequena fé nEle. Foram confundidos por falsos ensinos e corrompidos pelo longo contato com a idolatria. — Educação, p. 34.Os pais precisarão de paciência e força moral a fim de que, no temor de Deus, consigam desaprender os hábitos mundanos. — The Review and Herald, 13 de novembro de 1894. B. O que aconteceu aos israelitas que não aceitaram a educação que Deus queria conceder-lhes? 1 Coríntios 10:5 e 6. A que pecados o povo de Israel era mais propenso devido à sua educação no Egito? O Senhor não abandonou Seu povo em suas andanças pelo deserto, mas, ao invés disso, muitos deles é que abandonaram o Senhor. O modo como foram educados no Egito os sujeitou à tentação, idolatria e licenciosidade; e, por desconsiderarem os mandamentos do Senhor, quase todos os adultos que deixaram a terra do cativeiro tombaram no deserto; contudo, seus filhos receberam permissão de entrar em Canaã. — The Review and Herald, 17 de dezembro de 1895. C. O que devemos ter em mente ao tentar educar nossas crianças e jovens? 1 João 2:15-17; Romanos 12:2. A grande lição a ser dada aos jovens é que, como adoradores de Deus, devem nutrir os princípios bíblicos e subjugar o mundo. Deus deseja instruir a todos sobre como podem fazer as obras de Cristo e entrar pelos portões da cidade celestial. Não devemos deixar o mundo nos converter; antes, devemos nos empenhar mais fervorosamente para converter o mundo. — Ibidem, 17 de agosto de 1897.

5. SEGUINDO O PLANO DE DEUS Quinta-feira 25 de abril
A. Como o plano original de Deus para a educação foi revelado na vida de Abraão? Que resultados o Senhor pretendia com esse preparo? Gênesis 18:19. No plano divino de educação, adaptado às condições do homem após a queda, Cristo ocupa o lugar de representante do Pai, como o elo conectivo entre Deus e o homem; Ele é o grande Professor da humanidade. E ordenou que homens e mulheres fossem Seus representantes. A família era a escola, e os pais, os professores.A educação centralizada na família era a mais comum no tempo dos patriarcas. Deus provia às escolas assim estabelecidas as mais favoráveis condições para o desenvolvimento do caráter. [...] Os homens que mantiveram os divinos princípios de vida habitavam entre os campos e colinas. Eram lavradores e pastores de rebanhos. — O lar adventista, p. 181. B. Por que a comunhão com Deus é parte essencial da educação? Jó 22:21. Quando a mente humana é levada à comunhão com a mente divina, o finito com o Infinito, o efeito sobre o corpo, mente e alma é inestimável. Em tal relacionamento é encontrada a mais alta educação. É o método divino de desenvolvimento. — Atos dos apóstolos, p. 126.

PARA VOCÊ REFLETIR Sexta-feira 26 de abril
1. Ao invés de alimentar a ambição egoísta, o que a verdadeira educação nos leva a fazer? 2. Como podemos abandonar o Egito hoje? Por que precisamos fazer isso? 3. De que modo estamos imitando o mundo na maneira como educamos nossos filhos? 4. Por que muitos pais de hoje precisam ser preparados pelos métodos divinos de educação? O que eles precisam desaprender? 5. Onde ficavam as primeiras escolas, e como podemos, hoje, voltar ao plano divino de educação?
 <<    >>