Back to top

Sabbath Bible Lessons

Libertação

 <<    >> 
Sábado, 29 de junho de 2019 Lição 13
No lar com nosso Libertador Não se ouvirá mais falar de violência na tua terra, de desolação ou destruição no teu território; mas chamarás os teus muros Salvação, e as tuas portas, Louvor (Isaías 60:18).
Estudo adicional:   A maravilhosa graça de Deus, pp. 351-363. 
Mas aproxima-se o dia em que a batalha terá sido ferida, e a vitória, conquistada. A vontade de Deus deve ser feita na Terra como o é no Céu. Assim, as nações não possuirão outra lei senão a do Céu. Juntas, constituirão uma família feliz, unida, trajada das vestes de louvor e ações de graça — as vestes da justiça de Cristo. — Testemunhos para a igreja, vol. 8, p. 42.

1. REGOZIJANDO-SE NAS PROVAÇÕES Domingo 23 de junho
A. Que atitude Deus quer que manifestemos quando as coisas dão errado? Habacuque 3:17 e 18; Filipenses 4:4. Os filhos de Deus podem se regozijar em todas as coisas e em todo tempo. Quando perturbações e dificuldades chegarem, vocês podem se regozijar ao crer na sábia providência de Deus. Não precisam aguardar um feliz voo de sentimentos, mas pela fé podem se apoderar das promessas e erguer a Deus um hino de ação de graças. — Nos lugares celestiais, p. 123.A presença do Pai rodeava Cristo, e nada Lhe acontecia, a não ser o que amor infinito havia permitido para bênção do mundo. Aí estava Sua fonte de conforto, que deve ser a mesma para nós. Aquele que está imbuído do Espírito de Cristo permanece em Cristo. O que quer que lhe aconteça vem do Salvador, que o envolve com Sua presença. Nada pode tocá-lo sem a permissão do Senhor. Todos os nossos sofrimentos e tristezas, todas as nossas tentações e provas, toda a nossa tristeza e dor, todas as nossas perseguições e privações, enfim, todas as coisas cooperam para o nosso bem. Todas as experiências e circunstâncias são obreiras de Deus para nos abençoar. — A ciência do bom viver, pp. 488 e 489.

2. REGOZIJANDO-SE NA LIDERANÇA DE DEUS Segunda-feira 24 de junho
A. Que atitude Davi demonstrava quando estava em apuros? Como Deus o livrava? Salmos 40:1-3 e 5. As misericórdias de Deus cercam vocês a cada momento; e seria proveitoso considerarem como e de onde provêm as bênçãos de todo dia. Que as preciosas bênçãos de Deus despertem sua gratidão. Vocês não podem calcular as bênçãos de Deus, a constante e amorosa bondade manifestada, pois são tão numerosas como as refrescantes gotas da chuva. Nuvens de misericórdia pairam sobre vocês, prontas a cair. Se apreciarem o valioso dom da salvação, serão sensíveis ao refrigério diário, à proteção e amor de Jesus; e serão guiados no caminho da paz. — Mensagens aos jovens, pp. 409 e 410.Ao contemplarmos a beleza e a grandeza das obras da criação, nossas afeições são atraídas a Deus; e embora nossa alma seja impressionada e nosso espírito, subjugado, nossas mentes são revitalizadas por entrar em contato com o Infinito mediante Suas maravilhosas obras. A comunhão com Deus por meio da humilde oração desenvolve e fortalece as faculdades mentais e morais, e as habilidades espirituais se desenvolvem ao cultivarmos pensamentos sobre as coisas celestes. — The Youth’s Instructor, 13 de julho de 1893. B. O que Deus concede àqueles que fazem dEle um lugar de refúgio? Salmos 32:7. C. Que cobertura espiritual Deus provê aos Seus filhos? Isaías 61:10; Jeremias 23:6. O Senhor Jesus Cristo preparou uma cobertura — o manto de Sua própria justiça —, que Ele estenderá sobre cada alma arrependida e crente, a qual, pela fé, a receberá. — Olhando para o alto, p. 378.Se constantemente buscamos seguir a Jesus, é nossa a bem-aventurada esperança de estar diante do trono de Deus sem mácula ou ruga, ou qualquer coisa semelhante, completos em Cristo, vestidos com Sua justiça e perfeição. — Para conhecê-lO p. 361.

3. REGOZIJANDO-SE NA VITÓRIA Terça-feira 25 de junho
A. Como Moisés e os filhos de Israel expressaram sua gratidão a Deus por terem sido libertados no Mar Vermelho? Êxodo 15:1 e 21. Esse cântico e o grande livramento que ele comemora produziram uma impressão que nunca seria apagada da memória do povo hebreu. De século em século, era repetida pelos profetas e cantores de Israel, testificando que Jeová é a força e o livramento daqueles que nEle confiam. Aquele cântico não pertence apenas ao povo judeu. Ele aponta, no futuro, à destruição de todos os adversários da justiça, e à vitória final do Israel de Deus. [...]Libertando nossas almas do cativeiro do pecado, Deus operou por nós um livramento maior do que o dos hebreus no Mar Vermelho. [...] As bênçãos diárias que recebemos das mãos de Deus e, acima de tudo, a morte de Jesus para trazer a felicidade e o Céu ao nosso alcance, devem ser objeto de constante gratidão. — A maravilhosa graça de Deus, p. 352. B. O que Deus quer que façamos hoje quando Ele nos dá a vitória? Salmos 98:1; Salmos 146:2. Começando agora a cantar canções de vitória e gratidão, podemos preparar-nos para entoar o cântico de Moisés e do Cordeiro quando nos encontrarmos sobre o mar de vidro. — Olhando para o alto, p. 306. C. Que cântico uma classe especial de remidos entoará no Céu? Sobre o que essa classe alcançará a vitória? Apocalipse 15:2-4; Apocalipse 14:1-5. É o hino de Moisés e do Cordeiro — um cântico de livramento. Ninguém, a não ser os cento e quarenta e quatro mil, pode aprender essa canção, pois é o hino de sua experiência — e nunca ninguém teve experiência semelhante. [...] Passaram pelo tempo de angústia tal como nunca houve desde que existe nação; suportaram a agonia do tempo da angústia de Jacó; permaneceram sem intercessor durante o derramamento final dos juízos de Deus. Mas foram libertos, pois “lavaram os seus vestidos, e os branquearam no sangue do Cordeiro”. — O grande conflito, p. 649.

4. LOUVANDO A DEUS PELA LIBERTAÇÃO Quarta-feira 26 de junho
A. Qual é uma das coisas das quais Deus nos liberta? Salmos 34:4-7. Como? 1 João 4:18. O Senhor frequentemente permite que Seu povo seja levado a situações difíceis para que possam recorrer a Ele, seu Protetor e Libertador, do mesmo modo que uma criança recorre aos pais quando está em apuros e sente medo. O fato de sermos afligidos não é uma prova de que Deus está contra nós. [...] É verdade que a dor e a morte são consequências do pecado. Mas o Senhor permite que aqueles a quem ama sejam provados para que possam aprender preciosas lições de confiança e fé. Se a provação for recebida do modo correto, será uma das coisas mais valiosas para nossa experiência religiosa. À medida que [as provas] nos levam a depositar a confiança mais firmemente em Deus, nos tornamos mais bem familiarizados com Seu caráter.Quando o Senhor responde nossas orações e Se mostra melhor para nós do que nossos temores, não devemos nos abster de expressar gratidão por Sua misericórdia. Semelhante às hostes hebraicas, devemos louvá-lO por Suas maravilhosas obras. Há muitos que fracassam em glorificar a Deus. Não falam de Sua benevolência, revelando a todos que o Senhor é para eles um auxílio presente em cada momento de necessidade. — The Signs of the Times, 10 de março de 1881. B. De quem o Senhor cuida? Como Ele guardará Seu povo nos últimos dias? Salmos 33:18 e 19. A partir de Seus recursos, [Deus] pode preparar uma mesa no deserto. Seu toque pode aumentar a escassa provisão e torná-la suficiente para todos. — Vidas que falam, p. 226. C. Como Deus concede a vitória final ao Seu povo? Isaías 25:8; 1 Coríntios 15:57. Quando Cristo vier pela segunda vez, para ser “glorificado nos Seus santos” (2 Tessalonicenses 1:10), a morte será tragada na vitória, e não haverá mais doença nem tristeza, nem morte! — Para conhecê-lO, p. 362.

5. REGOZIJANDO-NOS EM NOSSO NOVO LAR Quinta-feira 27 de junho
A. Que futuro Deus promete ao Seu povo? Isaías 32:18; Apocalipse 21:4. Existem torrentes sempre a fluir, claras como cristal e, ao lado delas, árvores ondeantes projetam sua sombra sobre os caminhos preparados para os resgatados do Senhor. Ali as extensas planícies se avolumam em colinas de beleza, e as montanhas de Deus erguem seus altivos cumes. Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, finalmente encontrará um lar. — O grande conflito, p. 675. B. Hoje, o que Deus nos tem prometido durante o preparo para um futuro glorioso futuro? 1 Crônicas 29:11. Em vez de lamentar, chorar e nos desesperar quando os problemas se acumulam sobre nós como uma inundação e ameaçam nos oprimir, se não apenas orarmos pela ajuda de Deus, mas O louvarmos por tantas bênçãos concedidas — louvá-lO por ser capaz de nos ajudar —, nosso caminho seria mais agradável à Sua vista, e veríamos mais da Sua salvação. — Life Sketches, p. 258.As realidades eternas devem ser mantidas diante dos olhos da fé, e as atrações do mundo aparecerão em sua verdadeira identidade — sem proveito algum. — Para conhecê-lO, p. 357.

PARA VOCÊ REFLETIR Sexta-feira 28 de junho
1. Como eu deveria encarar as dificuldades e provações que surgem em meu caminho? 2. Como posso crescer mental e espiritualmente? 3. Que significado o cântico de Moisés e do Cordeiro tem para mim hoje? Para quem essa canção terá especial importância no futuro? 4. Como temos falhado muitas vezes em glorificar a Deus? 5. À medida que focarmos o olhar em Cristo e em Sua missão de nos salvar, o que descobriremos?
 <<    >>