Back to top

Sabbath Bible Lessons

Lições do Evangelho segundo João (parte 1)

 <<    >> 
Lição 5 Sábado, 1º de fevereiro de 2025

Jesus e Nicodemos

“Jesus respondeu e disse: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)

“A fonte do coração deve ser purificada antes que as correntes possam se tornar puras. Quem estiver tentando alcançar o Céu pelos próprios esforços em guardar a Lei, está tentando algo impossível.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 172.

Estudo adicional:   Caminho a Cristo, pp. 67-75. 

Domingo , 26 de janeiro

1. UM HOMEM DE DESTAQUE SAI EM BUSCA DE JESUS

A. Quem era Nicodemos, e como o povo o considerava? João 3:1 e 10.

“Nicodemos ocupava um alto cargo de confiança na nação judaica. Era muito bem-educado e tinha talentos incomuns, além de ser um membro honrado do conselho nacional. [...] Apesar de ser rico, ter grande cultura e honra, Nicodemos sentia um estranho fascínio pelo humilde Nazareno.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 167.

“Ele era um fariseu rígido, e se orgulhava das boas obras que praticava. Sua benevolência e generosidade em colaborar com o serviço do templo geravam grande estima nas pessoas, e o fariseu se sentia seguro do favor de Deus.” — Ibidem, p. 171.

B. A que horas Nicodemos foi se encontrar com Jesus? João 3:2 (primeira parte).

“Depois de descobrir onde Jesus costumava descansar no Monte das Oliveiras, Nicodemos esperou até a cidade ficar em completo silêncio para sair à Sua procura.” — Ibidem, p. 168.


Segunda-feira , 27 de janeiro

2. A CONVERSA PRIVADA

A. O que demonstra a bondosa compreensão de Jesus ao receber o visitante tão tarde da noite? Salmos 31:20 e 21.

“[Nicodemos] queria muito conversar com Jesus, mas evitava procurá-lO publicamente. Seria muito humilhante para um líder judeu admitir que simpatizava com um mestre tão desconhecido. Além do mais, se o Sinédrio descobrisse sua visita, os líderes poderiam desprezá-lo e denunciá-lo. Portanto, Nicodemos decidiu procurar o Mestre em segredo, justificando essa atitude com o pensamento de que, caso O buscasse abertamente, outros poderiam seguir seu exemplo.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 168.

B. Descreva como Nicodemos começou a conversa com Jesus. João 3:2.

“Na presença de Cristo, Nicodemos sentiu uma estranha timidez, que tentou esconder sob um ar de compostura e dignidade. ‘Rabi’, disse ele, ‘bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele’. Ao citar os raros dons de Cristo como mestre e Seu maravilhoso poder de operar milagres, o fariseu esperava preparar o caminho para aquela conversa. Ele planejou usar aquelas palavras para expressar e conquistar confiança, mas o que elas realmente exprimiram foi incredulidade. Ele não reconhecia Jesus como o Messias, mas apenas como um mestre enviado por Deus.” — Idem.

C. Com que ideia Cristo repentinamente surpreendeu Nicodemos? João 3:3.

“Em vez de aceitar aquela saudação, Jesus encarou o fariseu como se lesse sua própria alma. Em Sua infinita sabedoria, viu diante de Si alguém em busca da verdade. Jesus sabia do objetivo daquela visita, e com o desejo de aprofundar a certeza na mente do ouvinte, o Mestre foi diretamente ao ponto, dizendo de forma solene, mas gentil: ‘Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus’ (João 3:3).

“Nicodemos foi ao Senhor com a intenção de debater com Ele, mas Jesus respondeu revelando os princípios fundamentais da verdade.” — Ibidem, pp. 168-171.


Terça-feira , 28 de janeiro

3. O NOVO NASCIMENTO

A. Como Nicodemos reagiu à fala de Jesus sobre sua necessidade? E por que nós todos, assim como o fariseu, também precisamos nascer de novo? João 3:4-8.

“A imagem do novo nascimento, que Jesus usou, não era totalmente nova para Nicodemos. Os novos convertidos que vinham do paganismo para a fé hebraica eram frequentemente comparados a crianças recém-nascidas. Portanto, ele deve ter entendido que não podia usar as palavras de Cristo num sentido literal. Mas, devido ao seu nascimento como israelita, ele pensava ter um lugar garantido no reino de Deus. O fariseu achava que não precisava de qualquer mudança. Por isso é que ficou surpreso com as palavras do Salvador. Nicodemos se irritou com a aplicação delas a si mesmo. O orgulho farisaico estava em guerra com o desejo sincero de conhecer a verdade. O fariseu ficou surpreso por Jesus ter Se dirigido a ele daquela maneira, sem respeitar sua posição de liderança em Israel.

“Surpreso com seu autocontrole, ele respondeu a Cristo com palavras cheias de ironia: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho?’ Assim como muitos outros reagem quando a verdade os confronta, ele demonstrou que a natureza humana não aceita as coisas do Espírito de Deus. Na pessoa natural não há nada que possa compreender questões espirituais, pois os assuntos espirituais só podem ser compreendidos espiritualmente.

“Mas o Salvador não enfrentou argumento com argumento. Erguendo a mão com solene e serena dignidade, Jesus afirmou com convicção: ‘Em verdade, em verdade te digo: aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus’.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 171.

B. Quando e como uma pessoa pode nascer de novo? João 1:12 e 13.

“‘Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito’ para reconciliar o ser humano com o Senhor. Os méritos de Cristo podem rearmonizar a pessoa com o Criador. A graça divina deve renovar o coração; o ser humano deve ter uma nova vida que vem do alto. Essa mudança é o novo nascimento, sem o qual, diz Jesus, ‘ele não pode ver o reino de Deus’.” — O grande conflito, p. 467.

“Por esse simples ato de crer em Deus, o Espírito Santo gera uma nova vida no coração. Logo, você é como uma criança nascida na família de Deus, e Ele ama você tanto quanto ama a Seu próprio Filho.” — Caminho a Cristo, p. 52.


Quarta-feira , 29 de janeiro

4. LIMPEZA E REGENERAÇÃO

A. O que simboliza a purificação e a regeneração que chegam com o novo nascimento? Marcos 16:16 (primeira parte).

“O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas, pois a religião de Jesus edifica. ‘Nascer de novo’ significa uma transformação, um novo nascimento em Cristo Jesus.” — O lar adventista, p. 206.

“Cristo transforma o batismo num sinal de entrada para o Seu reino espiritual. Torna-o uma condição decisiva a ser cumprida por todos os que desejam ser reconhecidos como estando sob a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Antes que uma pessoa possa encontrar um lugar na igreja e entrar no reino espiritual de Deus, ela precisa receber o selo do nome divino: ‘O Senhor Justiça Nossa’ (Jeremias 23:6).

“O batismo é a mais solene renúncia do mundo. Aqueles que são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo declaram, no início da vida cristã, que estão publicamente deixando o serviço de Satanás e assumindo a posição de membros da família real, filhos do celeste Rei. Eles obedeceram à ordem: ‘Saí do meio deles, e apartai-vos, [...] e não toqueis nada imundo’. Por isso, esta promessa se cumpriu neles: ‘E Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso’ (2 Coríntios 6:17 e 18).” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 91.

B. O que é declarado sobre o mal de nossa natureza humana, e o plano de Deus para nos transformar? João 3:6; Jeremias 17:9; Efésios 5:26 e 27.

“É impossível por nossas próprias forças escaparmos do abismo de pecado em que caímos. Nosso coração é mau, e não podemos renová-lo. [...] A educação, a cultura, o esforço humano e a força de vontade são importantes em outras áreas da vida, mas inúteis nesse caso. Podem até produzir um comportamento exteriormente correto, mas não conseguem mudar o coração. São incapazes de purificar as fontes da vida. Para que o ser humano se converta do pecado para a santidade, é necessário um poder que opere nele de dentro para fora, gerando uma nova vida que venha de cima, do Céu. Esse poder é Cristo. Somente a graça do Salvador pode revitalizar as faculdades mentais paralisadas e atrair o coração para Deus e para a santidade.” — Caminho a Cristo, p. 18.


Quinta-feira , 30 de janeiro

5. NOVA VIDA E NOVAS AÇÕES

A. Que mensagem os apóstolos escreveriam mais tarde sobre a mudança de foco que chega com o novo nascimento? Gálatas 2:20; 1 João 2:15-17.

“O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas, pois a religião de Jesus edifica. ‘Nascer de novo’ significa uma transformação, um novo nascimento em Cristo Jesus.” — O lar adventista, p. 206.

“[Paulo] acreditava que, se as pessoas pudessem entender o incrível sacrifício feito pela Majestade do Céu, elas baniriam todo egoísmo do coração. Ele direciona nossa mente primeiro para a posição que Cristo ocupava no Céu junto ao Pai. Depois, Paulo O revela deixando de lado Sua glória, voluntariamente Se submetendo a todas as condições humildes da natureza humana, assumindo as responsabilidades de um servo e Se tornando obediente até a morte — e não qualquer morte, mas a mais vergonhosa e dolorosa de todas: a morte na cruz. Será que os cristãos conseguem refletir sobre o maravilhoso amor de Deus sem, ao mesmo tempo, sentirem amor e entenderem que não pertencemos a nós mesmos? Não devemos servir um Mestre assim por motivos relutantes, cobiçosos e egoístas.” — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 458.

“Dirijo-me a vocês do mesmo modo como Cristo Se dirigiu a Nicodemos: ‘Necessário vos é nascer de novo’. Os que têm Cristo governando o seu interior não sentirão nenhum desejo de imitar a ostentação e o exibicionismo mundanos. Eles levarão a bandeira da cruz a todos os lugares, revelando sempre que têm objetivos mais elevados e temas mais nobres do que aqueles que absorvem as pessoas do mundo. Nosso estilo de vestir, nossa casa e nossa conversa devem confirmar nossa consagração a Deus. Que poder acompanharia aqueles que assim demonstram terem desistido de tudo para seguirem a Cristo.” — Ibidem, vol. 5, p. 189.


Sexta-feira , 31 de janeiro

PARA VOCÊ REFLETIR

1. Por causa de suas boas obras, como Nicodemos se considerava?

2. Como Nicodemos se comportou na presença de Cristo?

3. O que significa “nascer de novo”?

4. Como o novo nascimento ocorre?

5. Que mudança de atitude vem como resultado do novo nascimento, e por quê?

 <<    >>