Domingo
, 23 de fevereiro
1. NOVA VIDA, NOVAS PRIORIDADES
A. Assim que reconheceu Jesus como o Messias, o que a samaritana fez imediatamente? João 4:28 e 29.
“A mulher ficou muito feliz por ouvir as palavras de Cristo. A maravilhosa revelação foi quase avassaladora. Deixando seu jarro à beira do poço, voltou à cidade para compartilhar a mensagem com outros. Jesus sabia o motivo que a levou a partir. O ato de esquecer o jarro d’água era uma prova categórica do efeito de Suas palavras. O desejo sincero dela era conseguir a água viva. Ao obtê-la, esqueceu-se do que tinha ido fazer no poço, como também de sua intenção de aliviar a sede do Salvador. Com o coração transbordando de alegria, saiu depressa para compartilhar com outros a luz que havia recebido.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 191.
B. O que os habitantes do vilarejo de Sicar fizeram quando ouviram o testemunho da mulher? João 4:30.
“As palavras [da mulher] tocaram o coração deles. Havia uma nova expressão no rosto dela, uma mudança em toda a sua aparência. Isso os deixou interessados em conhecer Jesus.” — Idem.
Segunda-feira
, 24 de fevereiro
2. A COLHEITA E OS CEIFEIROS
A. Ao ver os habitantes de Sicar chegando, o que Jesus disse aos discípulos? João 4:35-38.
“‘E o que ceifa’, disse Jesus, ‘recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa’. Aqui Cristo indica o serviço sagrado que aqueles que recebem o evangelho devem a Deus. Eles serão Seus representantes vivos. Por isso, Jesus exige serviço pessoal de cada um. Não importa se estamos plantando ou colhendo; o que importa é que estamos trabalhando para Deus. Um lança a semente, e outro a colhe; assim, tanto o semeador quanto o ceifeiro recebem galardão. Eles se alegram juntos na recompensa de seu trabalho.” — O Desejado de Todas as Nações, pp. 191 e 192.
B. Qual foi o efeito do testemunho da mulher, e o que podemos aprender disso? João 4:39.
“Enquanto estivermos unidos a Cristo, teremos a mente de Cristo. Pureza e amor brilham no caráter, e a mansidão e a verdade controlam a vida. A própria expressão do rosto muda. Habitando na alma, Cristo exerce um poder transformador, e a aparência externa confirma a paz e a alegria que reinam no coração. Por isso, bebemos do amor de Cristo, assim como o ramo extrai a seiva da videira. Se formos enxertados em Cristo, se cada uma de nossas fibras se unirem à Videira Viva, revelaremos isso ao produzir ricos cachos de frutos vivos. Se estivermos conectados com a Luz, seremos canais de luz, e a refletiremos para o mundo por nossas palavras e obras. [...]
“Pelo contemplar seremos transformados; e, ao meditarmos na perfeição do Modelo divino, desejaremos ser totalmente mudados e renovados conforme a imagem de Sua pureza. É pela fé no Filho de Deus que a mudança ocorre no caráter, e o filho da ira se torna o filho de Deus. A pessoa passa da morte para a vida; torna-se espiritual e compreende os assuntos espirituais. A sabedoria de Deus lhe ilumina a mente, e ela contempla as maravilhas de Sua Lei. À medida que a verdade converte um ser humano, a obra de transformação do caráter continua.” — Mensagens escolhidas, vol. 1, pp. 337 e 338.
Terça-feira
, 25 de fevereiro
3. A PRESENÇA DE JESUS EM SAMARIA
A. Que pedido os samaritanos fizeram a Jesus, e por quê? João 4:40.
B. Descreva o resultado do tempo que Cristo passou em Samaria. João 4:41.
“Nas palavras que Jesus disse à mulher no poço, Ele plantou a boa semente, e a colheita foi rápida. Os samaritanos foram até Jesus para ouvi-lO, e creram nEle. Rodeando-O na beira do poço, os samaritanos O bombardearam com perguntas, e ansiosamente receberam explicações sobre muitos assuntos que não conseguiam entender. À medida em que ouviam, suas dificuldades começaram a se dissipar. Eles eram como um povo em grande escuridão buscando um súbito raio de luz até encontrarem o dia. Por isso, não ficaram satisfeitos com essa curta reunião. Eles estavam ansiosos para ouvir mais, e queriam que seus amigos também ouvissem esse maravilhoso Mestre. Então O convidaram para ir à cidade, implorando que ficasse com eles. Sendo assim, Jesus ficou dois dias em Samaria, e muito mais gente creu nEle.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 192.
“Cristo revelou Deus aos Seus discípulos de uma maneira que realizou neles uma obra especial, semelhante à que Ele há muito tempo nos aconselha a permitir que opere em nosso coração. Há muita gente que, demorando-se demais na teoria, perdem de vista o poder vivo do exemplo do Salvador. Perdem de vista que Ele é o humilde e abnegado Obreiro. O que eles precisam é contemplar Jesus. Precisamos diariamente da renovada revelação de Sua presença.” — Refletindo a Cristo, p. 302.
C. O que muitos samaritanos declararam depois de aceitarem a Jesus como o Messias? João 4:42.
“Os fariseus desprezavam a simplicidade de Jesus. Além disso, desconsideravam Seus milagres, o que os levou a exigirem um sinal que comprovasse ser Ele o Filho de Deus. Contudo, os samaritanos não pediram sinal algum, e Jesus não realizou qualquer milagre entre eles, exceto revelar os segredos da vida da mulher junto ao poço. Mesmo assim, muitos O receberam. Em sua nova alegria, disseram à mulher: ‘Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmos O temos ouvido e sabemos que Este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo’.” — O Desejado de Todas as Nações, pp. 192 e 193.
Quarta-feira
, 26 de fevereiro
4. O PODER DA PROFECIA
A. Em que profecia os samaritanos basearam sua fé no Messias prometido? Gênesis 49:10.
“Os samaritanos criam que o Messias havia de vir como o Redentor não só dos judeus, mas do mundo todo. Através de Moisés, o Espírito Santo profetizou a respeito dEle como um profeta enviado por Deus. Também inspirado, Jacó declarou que os povos se congregariam a Ele. E, por Abraão, o Espírito revelou que todas as nações da Terra seriam benditas nEle. Era nessas escrituras que os samaritanos baseavam sua fé no Messias. O fato de os judeus terem interpretado mal os profetas que vieram depois de Moisés, atribuindo a glória da segunda vinda de Cristo ao primeiro advento, é que levou os samaritanos a descartarem todos os escritos sagrados, com exceção dos que Moisés transmitiu. Mas quando o Salvador dissipou essas falsas interpretações, muitos aceitaram as profecias mais recentes, bem como as palavras do próprio Cristo a respeito do reino de Deus.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 193.
B. O que podemos aprender do fato de que os samaritanos estavam surpreendentemente abertos para receber a verdade? Eclesiastes 11:4 e 5.
“Homens e mulheres, por todo o mundo, lançam ao Céu um olhar cheio de esperança. Orações, lágrimas e súplicas sobem de pessoas que anseiam por luz, por graça, pelo Espírito Santo. Muitos estão na fronteira do reino, esperando apenas serem recolhidos.” — Atos dos apóstolos, p. 109.
C. No que as pessoas se tornam quando realmente recebem a Cristo? Cite exemplos. Marcos 5:18-20; 7:31-37.
“O Espírito [de Cristo] desenvolverá no ser humano tudo aquilo que enobrece o caráter e dá dignidade à natureza. Ele preparará a pessoa para a glória de Deus no corpo, na alma e no espírito. [...] E as pessoas que estão degradadas em instrumentos de Satanás, o poder de Cristo ainda as transforma em mensageiras da justiça, enviadas pelo Filho de Deus para relatar ‘quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti’.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 341.
Quinta-feira
, 27 de fevereiro
5. MISSIONÁRIOS CRISTÃOS
A. Que lições aprendemos com a mulher samaritana? 1 João 1:1-3; 2 Coríntios 5:14 (primeira parte).
“Assim que encontrou o Salvador, a mulher samaritana logo levou outros a Ele. Ela se tornou uma missionária mais eficiente que os próprios discípulos de Jesus. Eles não viram nada em Samaria que indicasse ser um campo promissor. Seus pensamentos estavam fixos em uma grande obra a ocorrer no futuro. Não notaram que ali, ao seu redor, havia uma colheita a fazer. Todavia, a mulher que eles desprezaram trouxe uma cidade inteira para ouvir o Salvador. Imediatamente, ela saiu para levar a luz aos seus conterrâneos.
“Essa mulher representa a atuação de uma fé prática em Cristo. Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva também se torna uma fonte de vida. O recebedor se torna um doador. A graça de Cristo no coração é como uma fonte no deserto, brotando para refrescar a todos e criando naqueles que estão prestes a morrer a ânsia de beber da água da vida.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 195.
B. Como essa experiência deve nos motivar? Eclesiastes 11:6.
“Não precisamos sair do país a fim de nos tornarmos missionários para Deus. Aqui mesmo estamos rodeados de campos ‘brancos para a ceifa’; e, quem quiser, pode colher o ‘fruto para a vida eterna’. Deus chama muitos em Battle Creek, que estão sucumbindo por causa de preguiça espiritual, a fim de irem aonde seu trabalho é necessário na causa. Portanto, saiam de Battle Creek, mesmo que isso exija um sacrifício financeiro. Vão a qualquer lugar em que possam ser uma bênção para os outros. Vão aonde vocês possam fortalecer alguma congregação enfraquecida. Usem as faculdades que Deus lhes deu.” — Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 187.
Sexta-feira
, 28 de fevereiro
PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que a mulher fez quando viu Jesus como seu único Salvador?
2. Explique o significado de “vede as terras, que já estão brancas para a ceifa”.
3. Quantos dias Jesus ficou entre os samaritanos?
4. Que testemunho os samaritanos deram a respeito de Jesus?
5. O que acontece com as pessoas logo após aceitarem Jesus na vida?